Governo do RJ e montadoras discutem soluções para driblar crise

Com a crise econômica observada no país, especialmente após a chegada da pandemia, o Governo do Estado e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico resolveram se antecipar a qualquer movimento de montadoras de veículos com sedes no Rio de Janeiro e começaram a promover reuniões com todas elas. O foco dessa ação está no Polo Automotivo do Médio Paraíba, com cerca de 200 empresas, como MAN Latin America (Volkswagen) e Nissan/Renault, de Resende; Jaguar/Land Rover e Hyundai, de Itatiaia; e Peugeot-Citroën, de Porto Real, que juntas contam com oito mil funcionários.

Nesta terça-feira, dia 26, foi realizada a segunda reunião com representantes da Volkswagen Caminhões e Ônibus, que concentra as operações de desenvolvimento e produção no complexo fabril de Resende. Segundo o Governo do Estado, eles garantiram a manutenção dos investimentos planejados pela empresa no estado.

Em dezembro, empresa anunciou o maior ciclo de investimentos de sua história no Rio de Janeiro, R$ 2 bilhões no período de 2021 a 2025, e contratação de 550 funcionários. O encontro é parte de uma série de conversas com as montadoras.

– Vamos trabalhar para reforçar a base fornecedora de serviços da região em bases sustentáveis – afirmou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Leonardo Soares – Durante a conversa, falamos na criação de um fórum que envolva o cluster da região para promover a cadeia produtiva local, com foco na indústria 4.0, aumento da competitividade e produtividade – acrescentou.

No final do ano passado, a Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou o maior ciclo de investimentos de sua história no Rio de Janeiro, R$ 2 bilhões no período de 2021 a 2025. Parte desses recursos será usada em novas tecnologias para a mobilidade sustentável, incluindo lançamentos de caminhões elétricos. Ainda em dezembro, o grupo divulgou que o complexo fabril de Resende iniciou a contratação de 550 funcionários.

Desde 1996, quando iniciou a obra em Resende, foram investidos R$ 5,5 bilhões, incluindo construção da fábrica, criação do centro logístico em Resende e lançamento de novos produtos.

– De 1996 para cá, todo caminhão da Volkswagen que circula no mundo foi produzido em Resende. Continuamos acreditando no Brasil e no Rio de Janeiro. Não temos o menor arrependimento de termos montado a fábrica em Resende. Vamos continuar investindo no Rio de Janeiro – ressaltou o diretor de Relações Governamentais da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Marco Saltini.

PRIMEIRA REUNIÃO COM A JAGUAR
O primeiro encontro foi realizado na quarta-feira, dia 13, com a Jaguar, e o objetivo foi encontrar, por meio do diálogo, alternativas para a sustentabilidade dos negócios e a manutenção dos empregos no território fluminense. O secretário Leonardo Soares, recebeu os representantes da empresa inglesa, que possui fábrica em Itatiaia.

– Vamos encontrar soluções comuns que atendam o estado e montadoras. O fechamento de uma fábrica representa impactos sociais significativos, com a perda de empregos, diretos e indiretos. Além disso, tem como consequência a queda na arrecadação do Estado – explica Soares.

Fotos: Divulgação

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