A Prefeitura de Volta Redonda divulgou uma nota na tarde desta sexta-feira, dia 4, informando que “que municipalizou os hospitais da cidade, rescindindo os contratos e que não há falta de atendimento na rede pública municipal”, incluindo o atendimento do Cais Conforto, que é 40% voltado para moradores da Região Leste de Barra Mansa.
A nota ainda cita que a UPA do bairro Santo Agostinho está atendendo normalmente. E que “não foi apresentado qualquer dado ou comprovação de sobrecarga no atendimento por conta de pacientes de Volta Redonda, o que demonstra claramente o interesse político na divulgação do release, o que lamentamos imensamente, já que a população precisa, neste momento de pandemia, de ações conjuntas e efetivas da prefeita em exercício de Barra Mansa com o prefeito atual de Volta Redonda”.
O município, segundo a informação, conta com uma “ampla rede de atendimento a saúde e não apenas uma unidade de atendimento, havendo outras quatro unidades que fazem atendimento de urgência e emergência: Hospital São João Batista (foto), Hospital do Aterrado, UPA Santo Agostinho e Cais Conforto. Em relação aos centros de triagens de Covid-19, Volta Redonda tem quatro unidades que funcionam das 7 às 22 horas para atender a população: 249, Volta Grande, Vila Mury e São João. A prefeitura alerta ainda que, em contato com o Hospital Regional, foi informado à Secretaria Municipal de Saúde que a regulação de pacientes segue normalmente.
– Eu nunca vou mentir para a nossa população. A decisão de municipalizar a gestão dos hospitais foi acertada. O problema ocorreu no Retiro por conta de calote da OS (Organização Social). Neste momento de Covid-19, nossa taxa de mortalidade é baixa e estamos conseguindo controlar o vírus. O próximo presidente da Câmara, que tudo indica que assumirá a prefeitura, encontrará uma saúde organizada, sem a farra dos RPAs, e com um Centro Municipal de Saúde pronto para atender. A eleição passou peço para me esquecerem e trabalharem – respondeu o prefeito Samuca Silva.
Foto: Divulgação/PMVR