Convenções virtuais não são obrigatórias, mas as presenciais não evitam aglomerações

Público presente em convenção de Dudu (à esquerda, apertando a mão de um correligionário) não respeitou distanciamento social (Foto: Divulgação)

A pandemia do coronavírus impôs uma nova realidade para aqueles que querem vencer nas urnas. Datas de convenções e eleições foram adiadas, eleitores deverão usar máscaras e não precisarão fazer a biometria para este ano, e as convenções virtuais foram autorizadas, ainda que as mesmas não sejam obrigatórias, para evitar que hajam as tradicionais aglomerações em eventos presenciais. Ainda assim, nem todos os partidos se utilizaram desse último recurso para oficializar candidaturas, o que pode ser observado nas primeiras convenções realizadas na Região das Agulhas Negras.

A maioria ainda preferiu o modo presencial para realizar suas convenções, mas em uma delas as regras de distanciamento social e cuidados mínimos para higienização para determinados ambientes não foram observadas.

Neste sábado, dia 12, dois dos quatro prefeitos dos municípios da Região das Agulhas Negras oficializaram suas candidaturas para permanecerem mais quatro anos no poder. As convenções dos prefeitos de Itatiaia, Eduardo Guedes, o Dudu (PSC) e de Porto Real, Ailton Marques (PDT) foram realizadas no último sábado, dia 12, de forma presencial, e com a presença de presidentes, militantes e apoiadores da campanha.

Em Porto Real, Ailton e Bianca não tiraram a máscara nem para falar durante convenção (Foto: Divulgação)

No caso da convenção de Itatiaia, muitos participantes compareceram com máscaras na Casa da Cultura do município (antigo Social Esporte Clube – SEC), onde pode-se ver nas fotos que, no entanto, não houve distanciamento entre o público presente na plateia, nem no palco principal onde se encontravam os futuros candidatos. Na formação majoritária, Dudu oficializou junto ao seu partido a candidatura a reeleição, e novamente terá Sebastião Mantovani, o Jabá (PSL), como vice na chapa. Já na composição proporcional, o PSC fez uma coligação com oito partidos: Democratas, Solidariedade, Progressistas, PROS, PSL, PRTB e PRB, e concorrerão com mais de 100 candidatos a câmara local.

No mesmo dia, em Porto Real, a convenção realizada na sede do Partido Trabalhista Brasileiro (PDT) no município também aconteceu de forma presencial e com os participantes usando máscaras, entre eles os próprios candidatos da majoritária. Ailton Marques foi oficializado candidato a reeleição à Prefeitura de Porto Real, tendo a vereadora Bianca Sampaio (PTB), como vice-prefeita na chapa. Além disso, o PDT formou uma coligação com os partidos PTB, DC, PSDB, PRTB, PT e PC do B, e lançou mais 85 candidatos a vereador.

Entre os demais candidatos que deverão participar das próximas eleições, um dos concorrentes de Dudu, o pré-candidato Irineu Nogueira (PTB), participou de uma convenção realizada por militantes do Partido da Mulher Brasileira (PMB) no último sábado para oficializar Solange Costa, do Partido da Mulher Brasileira (PMB), como candidata a vice de sua chapa em evento presencial realizado em uma pousada na Praça da Emancipação, no bairro Campo Alegre. A sigla de Solange também definiu os nomes dos seus candidatos a vereador para a eleição municipal deste ano. A candidatura de Nogueira foi oficializada na segunda-feira, dia 14, no mesmo local.

Militantes e candidatos do PT de Resende se reuniram em convenção virtual (Foto: Reprodução)

Até o momento, o Partido dos Trabalhadores (PT) de Resende foi o único a realizar sua convenção de forma virtual na Região das Agulhas Negras. No último sábado, a sigla definiu os nomes de Gabriela Lima como candidata a prefeita e de Melzaque Caetano como vice. O partido optou por não fazer coligação com outras legendas e lançou mais 10 candidatos à câmara.

Este ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou no mês de junho a realização de convenções partidárias, desde o último dia 31 de agosto até a próxima quarta-feira, dia 16, com o novo calendário eleitoral prorrogado em decorrência da pandemia de Covid-19. A novidade, no entanto, é que vários procedimentos – da convenção partidária ao registro das candidaturas – podem ser online, como forma de atender às recomendações médicas e sanitárias, desde que atendam às regras previstas na  Portaria 394, de 4 de junho de 2020.

Já entre as convenções presenciais não há uma resolução específica para o seguimento dos protocolos de distanciamento social por parte do TSE. Com isso, cai sobre os decretos municipais e estaduais a responsabilidade do controle às regras de prevenção a Covid-19 nesses eventos.

Em nota, a assessoria de comunicação da campanha do candidato Ailton Marques informou que durante a convenção, que aconteceu ao ar livre, todos os candidatos estavam utilizando máscara e havia também disponibilidade de álcool em gel. Ainda de acordo com a nota, os organizadores da convenção solicitaram aos presentes que fossem evitadas as aglomerações.

A assessoria do PMB e PTB de Itatiaia informou que as convenções entre as siglas “também seguiram os protocolos sanitários recomendados para este momento de pandemia”.

“O acesso ao local da convenção foi limitado apenas aos convencionais pré-candidatos que deliberariam sobre as questões objeto do edital de convocação de ambas as agremiações. Nem mesmo familiares dos convencionais foram convidados. Além disso, o uso de máscaras foi respeitado e o posicionamento de cadeiras obedeceu ao distanciamento social, havia álcool em gel disponível para higienização das mãos, sendo o microfone higienizado na troca das pessoas que discursavam e foram usados copos descartáveis para água. A escolha do local das convenções levou em conta o fato de se tratar de espaço bastante aberto e arejado”, conclui a nota.

Já a equipe que administra a campanha do candidato Eduardo Guedes não se pronunciou sobre as aglomerações vistas na convenção em Itatiaia.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.