Dados da violência doméstica feminina no país

Passados quase sete anos desde sua sanção, a Lei 11.340 de 2006, popularmente chamada de Lei Maria da Penha, já é conhecida universalmente pelas brasileiras. A pesquisa do DataSenado sobre violência contra a mulher constatou que, por todo o país, 99% das mulheres já ouviram falar na Lei, e isso vale para todos as camadas sociais. Apesar disso, a pesquisa estima que mais de 13 milhões e 500 mil mulheres já sofreram algum tipo de agressão (19% da população feminina com 16 anos ou mais). Destas, 31% ainda convivem com o agressor. Este dado revela que 700 mil brasileiras continuam sendo alvo de agressões.

É importante ressaltar que, após a sanção da Lei Maria da Penha, a maioria das mulheres (66%) se sente mais protegida, segundo a pesquisa, especialmente maior entre as mulheres mais jovens (71%), entre as que têm ensino superior (71%) e as que têm alta renda (75%).

Foto: Reprodução Pesquisa DataSenado

A pesquisa constata ainda que cerca de 63% das mulheres acham que a violência doméstica aumentou .

Foto: Reprodução Pesquisa DataSenado

O tipo de violência mais frequente sofrido por mulheres é a física, segundo relato de 62% das vítimas. Desde 2009, em todas as rodadas da pesquisa, tem sido esse o tipo mais citado de violência contra a mulher. Em seguida, vêm a violência moral e a psicológica, que, em 2013, foram relatadas por 39% e 38% das vítimas, respectivamente.

Foto: Reprodução Pesquisa DataSenado

Dentre as mulheres que já sofreram violência, 65% foram agredidas por seu próprio parceiro de relacionamento.

Foto: Reprodução Pesquisa DataSenado

Foto destacada: mulheres.pps.org.br

Fonte: DataSenado

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.