Amar promoverá celebrações em comemoração aos 20 anos do Parque das Águas

Parque abriga várias espécies de aves da fauna da região

Em comemoração aos 20 anos do Parque das Águas, inaugurado no dia 21 de julho do ano 2000, a Agência Municipal do Meio Ambiente de Resende (Amar) realiza uma programação especial para comemorar o aniversário do parque, que é um dos locais mais procurados pelos moradores para o lazer e que abriga a realização de diversos eventos.

Este ano, devido a pandemia do novo coronavírus, não haverá eventos festivos presenciais. Em vez disso, a Amar programou a realização do projeto “20 anos do Parque das Águas: uma relação de ecologia e amor”, cujo cronograma conta com a criação de e-book que servirá de acervo da memória afetiva do local. Uma das ações em andamento para eternizar este ciclo que marca a história do parque é a pesquisa interativa, que busca construir um acervo memorial do local, com a participação efetiva da população. A campanha interativa foi lançada na Semana do Meio Ambiente, que integra o calendário oficial de eventos do município, em junho deste ano.

O e-book será divulgado no dia 31 de julho no site do governo municipal, com inserções sobre o link nas redes sociais (Facebook e Instagram). O livro virtual englobará fotos da relação afetiva de colaboradores (público em geral) e de eventos realizados pela Prefeitura, além de textos informativos. As temáticas abordadas nos textos são: Resultados da pesquisa interativa do projeto “20 anos do Parque das Águas: uma relação de ecologia e amor”, por Cláudio Cotia, coordenador de Comunicação Ambiental e Recursos Hídricos, e Rosângela Vieira, bióloga e coordenadora de Educação Ambiental da AMAR/CREAR (Centro de Referência de Educação Ambiental de Resende); Arborização do Parque das Águas, por Silviane Valeska, engenheira florestal e coordenadora do Horto Florestal Municipal/AMAR; Ponto de entrega voluntária de resíduos recicláveis, por Mayra Ferrari, bióloga da Assessoria de Coleta Seletiva da AMAR; Projetos de Educação Ambiental no Parque das Águas, por Rosângela Vieira; projetos da Casa da Cultura, por Angelo Tramezzino, coordenador do Arquivo Histórico Municipal de Resende; e projetos desenvolvidos pela Secretaria de Esporte e Lazer, com autoria do secretário Carlos Eustáquio Cunha.

O presidente da Amar, Wilson Moura, destacou que o livro virtual servirá para registrar momentos importantes vivenciados nos últimos 20 anos, no Parque das Águas. “Como aquecimento do cronograma celebrativo, na Semana do Meio Ambiente foi impulsionada a pesquisa interativa nos canais oficiais da Prefeitura, visando coletar dados e registros fotográficos dos usuários do parque. O objetivo é levantar um acervo que abrangerá arquivos da percepção socioambiental do público visitante, bem como as atividades socioculturais, ambientais e eventos diversos promovidos no espaço coletivo”, explica.

Para participar desse projeto, os moradores poderão preencher o formulário sobre o Parque das Águas clicando aqui, e compartilhar fotos, vídeos, músicas e poesias, por meio deste outro link. A coleta dos dados dos internautas será feita até o dia 24 de julho.

Localizado em uma área onde estudos técnicos constataram a boa qualidade da água para o consumo, no bairro Jardim Jalisco, o Parque das Águas conta com um poço artesiano que distribui água para três bicas e um fontanário, e cuja área total mede mais de 40 mil metros quadrados. O espaço foi concebido entre os anos de 1998 e 1999, sendo inaugurado em 2000, quando ocorreu foi também criada a sede da Amar. Além de fornecer água de boa qualidade, o local é reduto de praticantes de atividades físicas, que usufruem das pistas de caminhada, de skate, quadra de areia para jogos de vôlei e futebol.

A área também recebe eventos esportivos, como campeonato de aeromodelismo, vôlei e futebol de areia, além de eventos ecológicos e de educação ambiental (cinema socioambiental, oficinas de artecologia, piqueniques, palco das ações da Semana do Ambiente e Dia da Árvore, entre outras). No local, pode-se encontrar várias espécies de árvores plantadas, inclusive as nativas da Mata Atlântica e exóticas, e também a biodiversidade da fauna (aves, pássaros e pequenos mamíferos).

DESCARTE DE LIXO SOLIDÁRIO E LIVE
As comemorações não se limitam apenas ao projeto. As celebrações começam no próximo domingo, dia 19, com o descarte solidário de resíduos eletroeletrônicos em sistema drive-thru, entre 9 e 15h, no Parque das Águas. A Prefeitura apoia pelo terceiro ano consecutivo a iniciativa do Rotary Club em promover o Descarte Solidário de Lixo Eletroeletrônico. A ação ainda tem finalidade social, pois o recurso financeiro arrecadado com a venda do material recolhido para uma empresa licenciada é doado para a FNCC (Frente Nacional de Combate ao Câncer).

Já na terça-feira, dia 21, data em que o Parque foi inaugurado oficialmente, será exibida uma live no Instagram da Prefeitura. A apresentação ao vivo reunirá o presidente da Amar, o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM), Thiago Zaidan, e o secretário de Esporte e Lazer, Carlos Eustáquio Cunha, que abordarão assuntos relacionados ao histórico do parque, sua origem, curiosidades e aos variados momentos memoráveis. Moura acrescenta que a live pretende levar aos telespectadores conteúdos socioambientais e culturais, além de artigos científicos a respeito da fauna e da flora.

Foto: Carina Rocha/Divulgação PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.