A vaca está indo pro brejo. Qual das duas?

Ouvi num papo de YouTube, uma piada bem legal e comum no meio advocatício. Olha só: ‘quando a vaca do cliente está indo paro o brejo, a tarefa do seu advogado não é salvá-la, e sim, perceber o tempo que o animal vai levar pra chegar lá’. Estamos vivendo essa anedótica realidade. A vaca de Bolsonaro e, família está indo para o brejo. Cabe a seus advogados perceberem o tempo que vai durar a caminhada do bovino. Eles até conseguem atrapalhar, tornando a caminhada mais demorada. Mas o bicho está a caminho, não tem jeito. Claro que alguém, possivelmente um bolsomínion, vai duvidar dessa minha percepção. E os acalmo: relaxem, tem outra vaca se dirigindo para o brejo. A vaca do Brasil. Se a vaca de Bolsonaro chegar primeiro no brejo, a do país talvez não precise entrar. Talvez. Mas se a vaca do capitão não for, a que vai para o brejo, sozinha, é mesmo a do Brasil. Os advogados do país são o STF e o Congresso. Não são lá tão confiáveis, admito. Talvez Bolsonaro veja sua vaca como sagrada. Deve ser por isso que o gado o ame tanto.

DESCULPAS – Peço desculpas por ter iniciado a coluna com uma piada. Embora trágica, uma piada. Não dá para rir quando o país ultrapassa 70 mil mortes em pouco mais de quatro meses de pandemia. É a maior mortandade de humanos em nosso país desde que os europeus aqui chegaram no alvorecer do século XVI provocando, por variados motivos, a matança de mais de dois milhões de indivíduos originais dessa terra. Séculos depois a Guerra do Paraguai ceifou entre 50 mil e 60 mil vidas brasileiras em cerca de seis anos. De março até agora, o coronavírus, superou de longe esse número. Claro, com a ajuda precisa de um débil mental que ocupa a Presidência da República, e que chegou a afirmar que a gripezinha não faria mais do que 800 mortos. Ele, copiando a insanidade de outra besta, a que desgoverna os EUA, não liderou o país nessa verdadeira guerra e por isso ambos hoje lideram um ranking dos mais desonrosos de todos os tempos. E até já são taxados de genocidas.

CACHORRO DANADO 1 – Mas não podemos perder de vista que essa anomalia que despreside o país, é apenas um biombo, para que não se perceba o que vem ocorrendo nos porões da nação (que cacófato hein!). Quando Bolsonaro veta a obrigação do Estado de fornecer abastecimento de água potável a índios e quilombolas, quando veta verba emergencial para saúde dos quilombolas, quando proíbe fornecimento de cestas básicas nas aldeias e quilombolas, quando veta a entrada de leitos de UTI e a compra de ventiladores e máquinas de oxigenação sanguínea a aldeias indígenas e quilombolas, quando veta a instalação de Internet nas aldeias, entre outras atrocidades, ele está apenas, obedecendo, ordens de seu ministro da economia, Paulo Guedes o ‘cachorro danado’, para quem, essa “atenção” com índios e quilombolas geraria um “custo absurdo” de R$ 10,5 bilhões. Enquanto, todo mundo sabe, que no segundo dia do período de emergência o governo disponibilizou aos bancos privados, em várias formas de benesses, algo em torno de R$ 1,200 trilhão. E só Caixa e Banco do Brasil emprestam dinheiro aos micro e pequenos empresários.

CACHORRO DANADO 2 – Esse é o Guedes que quer acabar com o funcionalismo público. Classe que ele chama de parasita e admite ser uma boa estratégia para que o país cresça, colocar uma granada no bolso do servidor público. E olha que somos o 26º colocado, num ranking de 31 países, em número de servidores públicos. Atrás da gente estão México e Chile, que é o 28º. Chile, hoje desestruturado por uma política econômica que contou com ajuda de Paulo Guedes, que era homem no terceiro escalão de Pinochet. Entre os países que tem mais servidores públicos estão Dinamarca, Noruega, Suécia. Países da primeira divisão no mundo. Esses dados são de pesquisa da OCDC (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) entidade que não é comunista ou de esquerda. Ao contrário, é idolatrada pelo Governo Bolsonaro.

CACHORRO DANADO 3 – Guedes foi enviado para uma missão que é ferrar o sonho de um país autônomo. Tanto que ele já estava escalado para ser ministro de Luciano Huck nas eleições passadas. Mas como aquele outro porcaria pulou fora, Guedes foi enfiado no time do Bolsonaro. Ele é a peça principal de toda a sacanagem que fazem com nosso país, que destrói nosso projeto de nação. E ele é poupado pela imprensa tradicional. Hoje a Globo admite que seja hora de perdoar o PT (ela é que teria de pedir perdão ao PT). Quero vê-la colocar na berlinda o Paulo Guedes. Nele ninguém mexe. Enquando a besta Bolsonaro escandaliza o país e o mundo, Guedes vai montando sua política de entregar óleo e gás, pré-sal, petróleo para os gringos e privatizar Correios, Telebrás, CBTU, Nuclebras, CEAGESP e até, Serpro e Dataprev, que detém 100% das informações de todos os cidadãos brasileiros, dos aposentados. Informações sobre Imposto de Renda. Tudo vai parar nas mãos da iniciativa privada. Tem mais coisas, mas fica pra outro dia. Um doce para quem adivinhar quem está tocando a vaquinha para o brejo.

Foto: Washington Costa/Divulgação

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.