Resende segue decisão do Ministério da Saúde e cancela Dia D de vacinação

Por decisão do Ministério da Saúde, foi cancelado o “Dia D de Vacinação contra a Influenza”, que estava previsto para o próximo dia 9. Segundo a pasta federal, a mudança é devido ao momento atual de propagação do coronavírus em todo país, para evitar a aglomeração de pessoas nos postos de saúde. A recomendação foi seguida por cidades em todo o país, inclusive por Resende.

Com isso, serão mantidas apenas as vacinações previstas no calendário. Desde segunda-feira, dia 4, até sexta-feira, dia 8, os postos estarão vacinando crianças e adultos com comorbidade, além de professores. De 11 a 15 de maio, o público-alvo será formado por adultos de 55 a 59 anos, puérperas (mulheres com até 45 dias de pós-parto) e deficientes físicos. De 18 a 22 de maio todos os grupos contemplados na campanha contra a Influenza poderão se vacinar. Além disso, as grávidas podem ser imunizadas durante toda a campanha. Para receber a vacina, o grupo de pessoas com comorbidade deverão levar um comprovante confirmando essa condição.

A vacina contra a gripe não evita o coronavírus, mas protege todos os grupos de risco contra a Influenza e evita as internações nos hospitais. Em Resende, até agora, segundo dados da Secretaria de Saúde, foram imunizados 3.334 profissionais de saúde durante a campanha. Além disso, Resende também ultrapassou a cobertura vacinal dos idosos. Durante a campanha já foram 17.470 doses aplicadas neste público-alvo, com uma cobertura vacinal de 129,80%.

FEBRE AMARELA E SARAMPO
Além da gripe, a Prefeitura também aproveita pra atualizar da caderneta de vacinação das crianças contra a Febre Amarela e o Sarampo. Segundo a Secretaria, estas doenças são preveníveis com as vacinas, que estão disponíveis nos postos de saúde do município.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.