Resende inaugura centro de triagem no Hospital de Emergência

Já está em funcionamento no Hospital de Emergência, em Resende, o centro de triagem. Localizado na área externa da unidade, foi criado exclusivamente para atender pacientes do município com suspeita da Covid-19. O novo local é arejado com cobertura e conta com profissionais da saúde que avaliam os pacientes com sintomas, assim evitando o contato desnecessário com outros pacientes que chegam ao hospital. Além disso, a tenda externa de atendimento recebeu também um novo laboratório exclusivo e uma sala de medicação.

O novo laboratório – devidamente equipado e com equipes seguindo todos os protocolos de higiene e segurança – é de uso exclusivo para a tenda, atendendo, exclusivamente, os pacientes que chegam aos ambulatórios externos apresentando os sintomas de síndromes gripais.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, no laboratório da tenda são realizados alguns exames de controle da triagem como o de sangue e o de swab nasofaringe, que examina a fossa nasal do paciente com o objetivo de verificar a presença de secreções. Além disso, são realizados testes de Influenza A (H1N1) e Influenza B para descartar a possibilidade de outro vírus antes de confirmar o Coronavírus.

A tenda externa conta com consultórios temporários, uma recepção e bebedouros com o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas na área interna da unidade. Além do centro de triagem com laboratório, o Hospital de Emergência também está com um novo pronto-socorro, maior e com nova mobília que teve sua entrega antecipada, como também uma sala de raio-x, exclusiva para pacientes com suspeita da doença.

Além do laboratório, o centro de triagem também recebeu uma sala de medicação. Na nova área da tenda, após o atendimento, se for necessário em alguns casos, a medicação será feita no paciente no mesmo local.

APOIO EMOCIONAL NA PANDEMIA
Outro serviço realizado durante a pandemia pelo município é um canal oficial de telefone para oferecer apoio emocional à população durante a pandemia do coronavírus e o período de isolamento social. Ele se encontra à disposição desde quarta-feira, dia 8, com o objetivo de fazer o acolhimento emocional e dar suporte para as pessoas, principalmente as que estão com orientação de isolamento domiciliar, para os familiares que estão com pacientes internados nos hospitais e para os próprios pacientes.

De acordo com a Superintendência Municipal de Saúde Mental, a teleconsulta é autorizada pelo Conselho Federal de Medicina em caráter excepcional e enquanto durar a pandemia. A equipe é composta por psicólogos e psiquiatras que estão capacitados e de prontidão para dar o acolhimento e orientações necessárias para auxiliar as pessoas a lidarem com as questões de saúde mental relacionadas aos efeitos do novo coronavírus.

A população receberá neste canal telefônico orientações, acolhimento e encaminhamento para os serviços, caso haja necessidade, de urgência e emergência em saúde mental nas unidades do município. Quatro números diferentes são oferecidos para a população: (24) 3360-3099, (24) 98152-4017, (24) 99861-2395 e (24) 99872-5917. O suporte está disponível das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

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