Niterói e Miguel Pereira registram as primeiras mortes por coronavírus no RJ

Atualizado às 14h08

A Secretaria de Estado de Saúde confirmou no começo da tarde desta quinta-feira, dia 19, dois casos de morte pelo coronavírus (Covid-19) no estado do Rio de Janeiro. O último confirmado foi de um homem de 69 anos que morreu em um hospital particular de Niterói. Segundo informações da SES-RJ, ele sofria de hipertensão e diabetes, e teria se infectado após entrar contato com um familiar que havia viajado para o exterior e morreu na terça-feira, dia 17.

Horas antes, outro caso já havia sido confirmada, o de uma mulher de 63 anos que também morreu na terça-feira em Miguel Pereira. Naquele dia, a prefeitura do município anunciou que a paciente havia morrido no Hospital Municipal local com sintomas da doença. Ela também apresentava diabetes e hipertensão e teve os primeiros sintomas no último domingo, dia 15, dando entrada na unidade de saúde. Ainda de acordo com a prefeitura, ela teria contraído a doença no local de trabalho, já que sua empregadora havia viajado a Itália e também testou positivo para o Covid-19.

Em entrevista à imprensa, tanto o governador do estado, Wilson Witzel, quanto o secretário de Saúde, Edmar Santos, lamentaram as mortes e pediram a população que não saia de casa sem necessidade e tome os cuidados básicos de prevenção. De acordo com o último balanço da SES-RJ, o estado do Rio de Janeiro registra 65 casos confirmados de Covid-19, sendo 55 na capital, 7 em Niterói, um em Barra Mansa, um em Miguel Pereira e um em Guapimirim. Um dos pacientes se encontra em estado grave na capital.

Ao todo, o Brasil soma agora seis mortes por coronavírus (as duas primeiras fora de SP, onde foram registradas quatro mortes, todas na capital). O país também soma mais de 400 casos confirmados segundo o último boletim do Ministério da Saúde.

SANTA CASA DE RESENDE ADOTA MEDIDAS
Além do Hospital de Emergência, a direção da Santa Casa de Resende informou que também adotará as medidas previstas nos decretos municipais a respeito do combate ao novo coronavírus (Covid-19). Com isso, a unidade anunciou que vai adiar e suspender algumas atividades e atendimentos, de maneira temporária e preventiva. A decisão segue as ações previstas no Plano Municipal de Contingência para bloqueio e mitigação da doença, que por sua vez é atualizado constantemente diante de orientações do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde e da Organização Mundial da Saúde.

Além do cancelamento a partir desta quinta-feira, dia 19, de consultas ambulatoriais (salvo alguns casos em que serão realizadas consultas mais urgentes e de pós-operatórios) e outros atendimentos na área da saúde, a unidade também tomou outras medidas, entre elas a liberação de profissionais com mais de 60 anos e a suspensão da realização de velórios na capela da Santa Casa pelo período de 30 dias. A Santa Casa ainda acrescentou que “novas medidas do plano de ação contra o coronavírus na Santa Casa poderão ser anunciadas a qualquer momento”.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.