Caso suspeito de coronavírus é descartado em Itatiaia

Em nota divulgada nesta terça-feira, dia 3, nas redes sociais, a Prefeitura de Itatiaia informou por meio da Secretaria de Saúde que o caso suspeito do novo Coronavírus (Covid-19), foi descartado, já que o exame, realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Noel Nutels) apresentou resultado negativo para o vírus. O paciente é um idoso que não teve sua idade divulgada, e deu entrada no Hospital Municipal na última sexta-feira, dia 28. Ele foi atendido e liberado pela unidade no mesmo dia para seguir tratamento em sua residência.

Por outro lado, segundo o último boletim emitido pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) nesta terça-feira, dia 2, pelo menos 42 casos suspeitos seguem sendo monitorados no território fluminense, sendo que cinco desses pacientes moram no Sul Fluminense: dois casos em Resende, outros dois em Barra Mansa e um em Volta Redonda. Além desses casos, outros pacientes moram no Rio de Janeiro (12), Niterói (7), Petrópolis (4), Macaé (2), São João de Meriti (1), Belford Roxo (1), São Gonçalo (1), Nova Iguaçu (1), Duque de Caxias (1), Campos dos Goytacazes (1), Maricá (1) e Teresópolis (1). Além deles, outros quatro casos notificados são de pacientes que residem no exterior e em outro estado brasileiro.

Tanto a Secretaria de Saúde de Itatiaia quanto a SES-RJ orientam em seus boletins que sejam mantidos os cuidados básicos de etiqueta respiratória, entre elas proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos e lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir ou utilizar álcool em gel nas mãos. Em caso de suspeita e se tiver febre ou sintomas respiratórios e tiver vindo de países com casos de coronavírus, os dois órgãos também recomendam que se cubra o rosto com máscara cirúrgica e vá à unidade básica de saúde, hospital de emergência ou à UPA mais próxima.

A SES-RJ divulgou uma página totalmente dedicada a tirar quaisquer dúvidas sobre o novo coronavírus clicando aqui.

Foto: Arquivo

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.