Brasil confirma o primeiro caso de coronavírus em São Paulo

Foi confirmado nesta quarta-feira, dia 26, o primeiro caso de coronavírus (COVID-19) no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, o paciente, que é brasileiro e morador de São Paulo, de 61 anos, esteve a trabalho na região da Lombardia, na Itália – um dos países que vêm sofrendo com a epidemia da doença – entre os dias 9 e 21 deste mês. Em coletiva realizada no final da manhã desta quarta-feira, o ministro Luiz Henrique Mandetta explicou que o paciente chegou assintomático ao país e, depois de alguns dias, procurou um serviço de saúde com sintomas respiratórios. Os exames feitos no paciente, incluindo a contraprova do Laboratório Adolfo Lutz, confirmaram a infecção pelo coronavírus.

O caso foi notificado inicialmente pelo Hospital Albert Einstein, na Zona Sul da capital paulista, na terça-feira, dia 25. O paciente tem sinais brandos da doença, como tosse, e está em isolamento domiciliar. Segundo nota do hospital, “o paciente encontra-se em bom estado clínico e sem necessidade de internação, permanecendo em isolamento respiratório que será mantido durante os próximos 14 dias”. “A equipe médica segue monitorando-o ativamente, assim como as pessoas que tiveram contato próximo com ele”, completa a nota.

Além dessas medidas, ainda segundo o ministério a Secretaria de Estado de Saúde (SES/SP) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/SP) estão realizando a identificação dos contatos no domicílio, hospital e voo, com apoio da Anvisa junto à companhia aérea.

Ao confirmar o primeiro caso no país, Mandetta reforçou que já era esperada a circulação do vírus, mas que, diferente dos demais países com transmissão, o Brasil ainda não está no inverno – período em que há maior risco de contágio. Ele garantiu ainda que “a população brasileira terá todas as informações necessárias para que cada um tome suas precauções que são cuidados com a higiene e etiqueta respiratória, como lavar as mãos e o rosto com água e sabão”.

CASOS SUSPEITOS
Até o momento, 20 casos suspeitos de infecção pelo coronavírus estão sendo monitorados pelo Ministério da Saúde em sete estados do país (PB, PE, ES, MG, RJ, SP e SC). Ao todo, outros 59 casos suspeitos já haviam sido descartados após exames laboratoriais apresentarem resultados negativos para o coronavírus.

Para evitar contaminação, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Foto: Reprodução/MS

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.