Resende é premiada no PVE pelo segundo ano consecutivo

No último dia 11, o município de Resende foi um dos vencedores do Prêmio Parceria Pela Valorização da Educação (PVE) em 2019 pelo segundo ano consecutivo. Dessa vez, a Escola Municipal Noel de Carvalho, no bairro Liberdade, conquistou o prêmio na categoria “Jovens Mobilizadores”.

A ideia de participar do PVE, segundo a direção da escola, surgiu através do calendário de atividades da escola, comm a promoção de atividades voltadas ao incentivo e motivação dos alunos, sendo o projeto uma dessas atividades. “(…) Houve a participação de todos os aluno do 6º ao 9º ano que estudam no turno da manhã, houve mobilização e acompanhamento dos professores na elaboração das tarefas a serem executadas. Principalmente, houve o envolvimento maciço dos alunos que foram divididos em equipes para uma Gincana e a equipe vencedora na escola teve o projeto inscrito para participar do PVE”.

Ainda de acordo com a direção, as iniciativas premiadas se deram através de uma “Gincana Solidária”, que envolveu a comunidade escolar e os bairros próximos em atividades de doação de sangue para o hemonúcleo municipal e de arrecadação de alimentos para famílias carentes. Da mesma forma, os alunos participantes mobilizaram familiares e amigos para ajudar nas tarefas, criando uma grande “rede do bem”.

Com a premiação de R$ 1 mil, os vencedores já decidiram como usar a verba: vão manter os projetos em vigor, de acordo com a diretora-geral do Noel de Carvalho, destacou que a “Gincana Solidária” se manterá ativa com o dinheiro recebido com a premiação. “Com o dinheiro da premiação vamos reunir os alunos e traçar metas e ações a serem desenvolvidas afim de dar continuidade ao trabalho iniciado”, apontou Rossilene Albuquerque Campos Amado.

Este é o segundo ano consecutivo que Resende é premiada pelo PVE. No ano de 2018, o Ciep 342 – Geraldo da Cunha Rodrigues, do bairro São Caetano, ficou em primeiro lugar no ranking do programa entre os municípios acima de 21 mil habitantes. E a Prefeitura de Resende recebeu o prêmio “Escola Destaque Nacional na Prática de Acompanhamento de Aprendizagem”, a partir do trabalho feito na unidade.

SOBRE O PROJETO
O programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) é uma iniciativa do Instituto Votorantim, e tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde e empresa atua, em parceria com as prefeituras e secretarias municipais de Educação. A iniciativa tem acumulado resultados positivos, com impacto, também, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Resende foi o único município no estado do Rio de Janeiro a ser premiado no PVE do ano passado. Além de Resende, municípios do Vale do Paraíba paulista como Pindamonhangaba, Jacareí e Tremembé também foram destaques. Confira os vencedores:

Destaque Nacional
Miracatu (SP) e Jacareí (SP)

Gestão Educacional
Fundão (ES), Pindamonhangaba (SP) e Vidal Ramos (SC)

Gestão Escolar
Buri (SP), Juquitiba (SP) e Muriaé (MG)

Mobilização Social
Ibiraçu (ES), Itaú de Minas (MG) e Tremembé (SP)

Jovens Mobilizadores
Aracruz (ES), Betânia do Piauí (PI), Conceição da Barra (ES), Igaratá (SP), Limeira (SP), Miracatu (SP), Mucuri (BA), Muriaé (MG), Resende (RJ) e Vazante (MG)

Acompanhamento da Aprendizagem
Alcobaça (ES), Betânia do Piauí (PI), Brasilândia (SP), Camaçari (BA), Ibirama (SC), Igaratá (SP), Jacareí (SP), Limeira (SP), Miracatu (SP) e Tremembé (SP)

Foto: Arquivo/PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.