Profissionais da saúde de Itatiaia participam do programa Roda-Hans

Nesta quinta-feira (dia 19) e sexta-feira (dia 20), profissionais da rede municipal de Saúde de Itatiaia participarão nesta do projeto “Roda-Hans: Carreta da Saúde”, que acontece no Parque das Águas, em Resende. A ação é realizada em todo o estado do Rio de Janeiro, em parceria entre os municípios, os Governos Federal e Estadual e o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), para identificar casos de hanseníase.

Segundo a coordenadora dos Programas Especiais de Saúde de Itatiaia, Graziele Diniz Freitas, o município participará com enfermeiro, fisioterapeuta, dentista, médico e um profissional de laboratório. Apesar da ação acontecerá na cidade vizinha, ela explica que “é importante esclarecer que moradores de Itatiaia também fazem parte do público alvo”.

– É uma iniciativa muito importante pois o diagnóstico precoce é fundamental. Será um momento de se informar sobre os aspectos clínicos e sociais da doença e além disso, terão outros serviços de saúde – afirmou.

A coordenadora destacou ainda que o morador de Itatiaia que tiver interesse em participar ou alguma dúvida, basta procurar a unidade de saúde referente ao seu bairro para obter outras informações.

A “Carreta da Saúde” é um caminhão itinerante, com cinco consultórios e um laboratório e atenderá. No veículo, exames como a Baciloscopia de Linfa são feitos em quem apresentar manchas avermelhadas pelo corpo. Todos que recebem o diagnóstico serão encaminhados para tratamento. Além de diagnosticar casos de hanseníase, a equipe do programa disponibilizará testes para HIV, Hepatite e Sífilis.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.