Resende comemora “Dia da Mulher Negra” com evento na Câmara

Nesta quinta-feira, dia 25, é comemorado o “Dia da Mulher Negra”, e Resende celebra a data com um evento alusivo a reflexão sobre a luta das mulheres negras contra o preconceito no município e na região. O encontro – promovido pela Prefeitura de Resende e pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial – acontece a partir das 18h, no plenário da Câmara Municipal de Resende.

O encontro alusivo ao Dia da Mulher Negra começa com a apresentação das autoridades presentes, e em seguida haverá uma palestra ministrada por Bebiana Laura dos Santos e Mariane da Conceição, cujo tema será o Feminismo Negro, com um enfoque no encontre de gerações promovido entre as palestrantes. Ambas são engajadas em movimentos de negros e mulheres.

– É muito importante promovermos essa discussão e levar a informação a todas as pessoas que comparecerem. A mulher negra precisa sair da invisibilidade e ocupar o seu espaço na sociedade. Nossa missão é trazer essas mulheres para o debate e oportunizar o protagonismo feminino negro, prezando sempre pela igualdade, fazendo valer o princípio da equidade – ressalta a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, Sônia de Freitas.

Segundo ela, o objetivo do evento é promover uma reflexão e debater sobre o espaço conquistado pela mulher negra na sociedade, abordando também assuntos como a luta contra o preconceito e o protagonismo em espaços pouco ocupados por este público. Após a apresentação das convidadas, o espaço será aberto para um debate, solução de dúvidas ou por quem deseje levantar assuntos pertinentes ao tema principal.

O evento também será uma oportunidade para lançar o convite de participação na ‘Marcha da Mulher Negra’, que acontece no Rio de Janeiro no próximo dia 28 (domingo). Cerca de 30 mulheres de Resende já se articulam para participar da mobilização.

Instituído pelo governo do Brasil pela Lei nº 12.987/2014 em 2014, o Dia da Mulher Negra foi inspirada no Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha, celebrado no dia 31 de julho. A data, comemorada no dia 25 de julho, reforça a reflexão sobre temas importantes, como a cultura, a ancestralidade e o combate as diversas formas de preconceito e violência direcionados a essas mulheres.

A participação no evento é aberta para todas as pessoas que se encaixem ou queiram aprender e contribuir com o tema. O Plenário da Câmara de Resende fica localizado na Rua Padre Couto, número 10, no Centro.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.