Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda terá novo bispo

Foi anunciado na manhã de quarta-feira, dia 13, pelo Vaticano, o nome do novo bispo que irá conduzir a Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda. A partir de 11 de maio, toma posse dom Luiz Henrique da Silva Brito, atualmente bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. O comunicado foi feito por dom Francisco Biasin, atual bispo da Diocese, em reunião com os padres e funcionários da mitra diocesana e por meio dos veículos de comunicação da diocese.

Como o atual bispo completou 75 anos em setembro do ano passado, ele terá que aposentar do cargo, uma vez que atingiu a idade limite estipulada pela Igreja Católica para a renúncia de um bispo (aposentadoria). Ao completar a idade, Biasin enviou uma carta ao Papa Francisco que acolheu o pedido de renúncia nos meses seguintes. Nos próximos meses, dom Francisco continuará na diocese como administrador apostólico, auxiliando na transição até que o novo bispo assuma.

Dom Luiz Henrique da Silva Brito nasceu em São Gonçalo, em 19 de maio de 1967. Cursou teologia e filosofia no Seminário de São José, no Rio de Janeiro, como seminarista da diocese de Campos. No seminário, foi prefeito de disciplina. Foi ordenado padre por Dom João Corso na Catedral Diocesana Santíssimo Salvador, em Campos dos Goytacazes, no ano de 1991.

Antes de ser nomeado bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Luiz Henrique foi pároco em três paróquias de Campos. Depois da formação no Rio de Janeiro em teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese e em Direito Canônico pelo Instituto Superior de Direito Canônico, concluiu em 2005 o mestrado em Roma.

Ao retornar à sua diocese de origem assumiu ainda mais duas paróquias. Foi nomeado bispo titular de Zallata e auxiliar do Rio de Janeiro em 29 de fevereiro de 2012 e ordenado bispo em 12 de maio de 2012.

Fotos: Divulgação/CNBB e Gustavo de Oliveira/ArqRio

Fonte: Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.