Uma semana após tragédia, número de mortos chega a 115 em Brumadinho

Um boi está entre os animais resgatados da lama em Brumadinho

Nesta sexta-feira, dia 1º, completa um mês da tragédia provocada pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. Desde então, segundo o último levantamento realizado pela Defesa Civil de Minas Gerais, no início da noite de quinta-feira, dia 31, foram encontrados 115 mortos e há 248 pessoas desaparecidas. Dos 110 mortos confirmados até agora, 71 foram identificados.

Este balanço foi divulgado na tarde desta sexta-feira. As buscas seguem acontecendo. A chance de encontrar sobreviventes é mínima.

Em entrevista coletiva para falar sobre o balanço do sétimo dia de buscas, o porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, tenente Pedro Aihara, afirmou que a maioria dos corpos já localizados estava em regiões superficiais.

A partir de agora, o trabalho dependerá mais de escavação e estabilização do solo, o que deve tornar mais lenta a operação. “Nós próximos dias, com certeza o número de corpos [encontrados] aumentará. Entretanto, a velocidade de avanço diminui, porque o trabalho é mais minucioso”, afirmou o porta-voz dos bombeiros.

A barragem de rejeitos ficava na mina do Córrego do Feijão. O mar de lama varreu a comunidade local e parte do centro administrativo e do refeitório da Vale. Entre as vítimas, estão pessoas que moravam no entorno e funcionários da mineradora. A vegetação e rios foram atingidos.

ANIMAIS SALVOS
Dezenas de animais foram retirados da lama e de arredores da área atingida. Cachorros, bovinos, gatos, aves e cavalos recebem os primeiros cuidados após o resgate e são levados para uma fazenda.

Até a tarde desta quinta, equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, voluntários e as equipes de resgate haviam salvado 57 animais. Entre eles, um cachorro recebeu cuidados de veterinários após chegar sujo de lama. Ele foi amparado e escovado pelas profissionais. Na fazenda, uma ninhada de gatinhos já descansava em uma gaiola, assim como um cão.

Dezenas de passarinhos também estavam acomodados em gaiolas. No curral, um boi resgatado na lama descansava tranquilo. Segundo os responsáveis pelos animais, será feito um banco de imagens para tentar localizar os donos, aqueles que ficarem desamparados devem ser encaminhados para adoção. De todos os animais resgatados, três precisaram ser adotados.

Fotos: Nathália Bueno/TV Globo 

Fonte: G1

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.