O que você acha que Resende merece ganhar de presente?

Tarde de sexta-feira, dia 28. Um grupo de estudantes do nono ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação de Resende, acompanhados da mãe de um deles, estão gravando um documentário que será exibido na próxima terça-feira, dia 2, no colégio, nos dois turnos de aula.

O cenário do documentário, cujo título é “Resende: Com o Tempo se Torna História”, faz parte de um projeto coordenado pelo professor do História do colégio, Bruno Daniel.

No cenário escolhido para as gravações – a Praça Oliveira Botelho, no Centro – duas estudantes e a mãe de uma delas participaram da enquete especial de aniversário do município de Resende, que completa 217 anos neste sábado, dia 29, na qual o jornal BEIRA-RIO pergunta: “Nesses 217 anos, o que você acha que Resende merce de presente?”

– Resende merece ganhar a reforma de seus patrimônios, eu sei que construir outra casa no lugar não pode. Só que muita gente que tem essas casas ao menos deveria reformar, e não está dando atenção a eles – responde a estudante Maria Elvira Fonseca, de 14 anos, do bairro Manejo (foto acima, à direita).

A colega de turma, a estudante Ana Clara Costa, também de 14 anos (do lado esquerdo da foto), moradora do Jardim Aliança, lembra de outra das necessidades resendenses. “As pessoas deveriam ter consciência sobre os índices de violência na cidade, e que deveriam parar com a violência aqui em Resende”.

A mãe de Maria Elvira, a dona de casa Elisângela Fonseca, de 46 anos, deu a sua opinião. “Resende merece ganhar mais segurança, pois antes era uma cidade calma e gostosa de se viver, e hoje nem se pode sair mais de casa”, lamenta.

A enquete também ouviu outras pessoas no terminal rodoviário da Praça da Concórdia, no Centro, e uma das entrevistadas foi a logística Jaqueline da Silva Ferreira, de 38 anos (foto), moradora da Fazenda da Barra III.

– Resende merecia ter a saúde de presente, pois o atendimento nos postos e hospitais está demorado, não há remédio, e o meu bairro precisa de um UPA e uma maternidade, já que a Barra é muito distante do Centro. Por muito pouco o parto do meu caçula não aconteceu em minha casa – respondeu Jaqueline.

A auxiliar de serviços gerais Maria José da Silva, de 77 anos, moradora do Alto dos Passos, também fala sobre o presente que Resende mereceria ganhar em sua opinião.

– Resende, pra mim, é uma cidade boa. A nossa população merece coisa boa, e não as coisas que vivem fazendo para prejudicar o povo – citou.

Confira as demais opiniões da enquete:

Luiz Carlos, 68 anos, segurança, bairro Alegria
“O presente que Resende merece ganhar é o mesmo que o restante do país merece ganhar: o combate à corrupção, em nossa sociedade. Em todo lugar sempre tem o bom e o mau administrador, e dessa forma o combate tem que começar por aí”

Karolyne Cláudio Bruno (foto à esquerda), 17 anos, estudante, Jardim do Sol
“Pra mim, a saúde seria o presente que Resende merece ganhar, já que em relação às demais necessidades a cidade está caminhando bem”

Nilza Soares (à direita), 64 anos, desempregada, Cidade Alegria
Resende merece ganhar mais segurança, porque está um caos. E transporte, porque está um Deus nos Acuda e estou aqui há 20 minutos esperando o ônibus pra casa. Além disso, a passagem é cara (para as minhas necessidades) e os ônibus também costumam nos deixar pelo meio do caminho quando quebram.

Sebastião Thomas, 68 anos, comerciante, Alegria Velha
“Resende merece ganhar de presente qualquer coisa, pode ser o desenvolvimento turístico, que deixa Resende em destaque aqui em nossa região, ao lado de Penedo, Itatiaia, Porto Real e Quatis. Mas somente a comemoração de amanhã (sábado, dia 29) já é um grande presente para a cidade”

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.