RJ reforça campanha para importância da vacinação para atingir meta

Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), até esta quarta-feira, dia 12, o estado ainda não atingiu a meta de 95% da população vacinada contra sarampo e poliomielite. A cobertura vacinal é de 79% contra a poliomielite e de 80% contra o sarampo.

Com a divulgação desses dados, o SES-RJ anunciou nesta semana que dará prosseguimento à campanha de vacinação. A pasta lançou nesta quinta-feira, dia 13, a campanha “Tchau Sarampo, Tchau Pólio”, que tem o objetivo de reforçar a necessidade da vacinação durante a infância e prorrogar a imunização contra as duas doenças no estado do Rio de Janeiro. As crianças entre 1 ano e menores de cinco anos terão até o próximo sábado, dia 22, para serem vacinadas contra a poliomielite e o sarampo. Nesta data, a SES, em parceria com os municípios que não atingiram a meta de cobertura, vai promover um novo Dia D.

– Decidimos promover esta campanha porque, além de imunizar contra a pólio e o sarampo, queremos chamar a atenção para a importância da vacinação durante a infância. Conseguimos afastar doenças graves no Brasil com a inclusão das vacinas em nosso calendário anual. A vacina continua sendo um método seguro e imprescindível para a proteção de nossos filhos – explicou o secretário de estado de Saúde, Sérgio Gama.

A vacina contra a poliomielite é segura e protege contra os dois sorotipos do poliovírus 1 e 3. Crianças com comprometimento imunológico devem ser avaliadas antes de tomar a vacina. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite desde 1990, portanto é fundamental que a população procure a vacina. Já em relação ao sarampo, 18 casos da doença foram confirmados no estado do Rio de Janeiro, sendo 15 na cidade do Rio, dois em Duque de Caxias e um em Niterói. A Secretaria Estadual de Saúde vem trabalhando em parceria com os municípios, inclusive realizando vacinação de bloqueio.

Seguindo o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, a recomendação para a proteção contra a poliomielite é de 3 doses da VIP (Vacina Inativada Poliomielite) até 1 ano de idade. A partir de um ano de idade até menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP (Vacina Oral Poliomielite), a gotinha. Sobre o sarampo, essas crianças também receberão uma dose da vacina Tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

A proteção contra o sarampo faz parte das vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde para crianças entre 12 e 15 meses. Devem ser vacinadas as crianças a partir de um ano e 4 anos 11 meses e 29 dias, mesmo que já tenham duas doses.

Foto: Divulgação/SES-RJ

Fonte: Assessoria de Imprensa/Comunicação Social (SES-RJ)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.