Nadador de Resende fica entre os 10 primeiros na Macedônia

Pedroza foi o melhor brasileiro da prova (Fotos: Reprodução/Redes Sociais)

Sem patrocínio e com muita ajuda da família e dos amigos, o nadador de águas abertas Artur Pedroza participou da terceira etapa da Fina Ultramarathon Swim Series, realizada em Ohrid, na Macedônia, entre sexta-feira e domingo (dias 25 e 27). Ele conseguiu o décimo melhor tempo, e foi o único atleta de Resende e o melhor do Brasil presente no evento. Segundo o nadador, durante o percurso, chegou a nadar com o primeiro pelotão até os 20km, quando acabou ficando para trás e terminou em décimo.

– Foram 5km nadando sozinho e com o lago bem mexido (a prova era de 25km). Foi duro, mas uma experiência que nunca esquecerei! Diferente de tudo que já competi. Prova com altíssimo nível com vários atletas olímpicos, campeões do Circuito Mundial. Um grande aprendizado como atleta, técnico, árbitro e, principalmente, como ser humano – disse o atleta nas redes sociais. A prova teve a vitória da Itália em dose tripla.

O atleta se classificou para a Fina Ultramarathon Swim Series ao vencer a Ultramaratona da Confederação Brasileira de Desportos Aquático (CBDA), em março, na prova de 25 km, em Caraguatatuba/SP. Ele não competia em uma prova internacional e oficial desde o ano de 2000, quando se desligou da Seleção Brasileira de Natação. Durante os 18 anos em que ficou fora das competições no exterior, chegou a fazer competições de águas abertas em 2007 em Portugal e na Espanha, mas não eram competições oficiais.

Como a CBDA não oferece recursos ao atleta para arcar com as despesas de passagem e hospedagem em competições internacionais, por não ter conseguido patrocínio, Artur teve que “se virar” para não perder a oportunidade de competir com os maiores nadadores da modalidade. Ele conta como conseguiu chegar ao evento, já que os atletas de alto rendimento da região sofrem com dificuldades de arranjar patrocinadores.

– Para conseguirmos recursos para viagem fizemos uma rifa de uma bicicleta que eu ganhei por ter sido campeão do Circuito Rei e Rainha do Mar. Também fizemos um workshop em Resende, uma Clínica em Campinas e duas festas (noite de caldos) com a nossa equipe Resende Águas Abertas para arrecadar o dinheiro. E também vendemos uns adesivos que um amigo do Rio mandou fazer para ajudar na arrecadação – acrescentou o nadador, que nas redes sociais fez uma lista de agradecimentos a todos que o ajudaram.

Depois de representar o país na Macedônia, Artur participará de mais duas competições em setembro: o Desafio Aquaman, em Caraguatatuba, no dia 16 de setembro; e o Circuito Litoral Up, em Ubatuba, no dia 23, ambos os municípios no Litoral Norte Paulista.

Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.