Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira em Itatiaia

Termina nesta sexta-feira, dia 15, a campanha de vacinação contra a gripe em todo o Brasil, prorrogada pelo Ministério da Saúde. De acordo com o último levantamento, em Itatiaia, desde o início da campanha, 57,7% do público alvo tomou a dose da vacina.

A vacina contra a gripe é indicada para gestantes, crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), pessoas a partir de 60 anos, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), pessoas com comorbidades e doentes crônicos (com indicação médica), além de profissionais de saúde e professores.

– Diferente da primeira fase em que os grupos tinham um período certo para vacinarem, nessa etapa todas as pessoas podem procurar os postos de vacinação em qualquer dia, durante a semana. Sabemos da importância da vacina contra a gripe e por isso pedimos para que os moradores compareçam aos postos de vacinação – disse a coordenadora de Imunização, Andréa Millen.

As doses podem ser encontradas na Policlínica Municipal, na Unidade Básica de Saúde do Marechal Jardim e nas Unidades de Estratégia da Saúde da Família de Maromba, Penedo, Campo Alegre, Vila Magnólia, Vila Esperança e Vila Flórida. Para ser imunizado é necessário apresentar o cartão de vacinação. A vacina protege contra os subtipos do vírus influenza H1N1, H3N2 e influenza B.

ESTADO TEM COBERTURA VACINAL DE 55%
Com cerca de 55,8% de cobertura vacinal, o estado do Rio de Janeiro vacinou até o momento apenas 33% das crianças e 45% das gestantes. Já entre os idosos, o percentual cresce um pouco, com 63% de pessoas vacinadas. A meta é imunizar cerca de 4,5 milhões de pessoas, entre gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais 60 anos, pacientes crônicos, além de profissionais de saúde e indígenas.

De janeiro até 7 de junho deste ano, foram notificados 513 casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado do RJ, sendo 17 deles causados pelo vírus H1N1 e 23 provocados pelo vírus H3N2. No mesmo período foram notificadas 56 mortes por SRAG, sendo 4 por H3N2 e um por H1N1.

Esse último vírus foi o responsável pelo registro de dois casos confirmados (um deles com a morte de um homem de 45 anos, no último sábado, dia 9), em Sapucaia, no Centro-Sul Fluminense, além de outros três suspeitos. O outro caso da doença é de uma jovem de 19 anos, que está internada com os sintomas desde o fim de maio no CTI do Hospital Nossa Senhora da Conceição. Os outros três casos suspeitos também estão internados na unidade médica.

Fotos: Divulgação/PMI

Fontes: Assessoria Especial de Comunicação (PMI), Assessoria de Comunicação Social (SES-RJ) e G1

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.