Santa Casa de Barra Mansa inaugura centro de transplantes de córneas

Duas cirurgias de transplante de córneas foram realizadas em Barra Mansa no fim da tarde desta terça-feira, dia 5. Os procedimentos foram os primeiros realizados pela equipe médica da Santa Casa no município desde que a instituição se habilitou a realizar esse tipo de cirurgia, e foram considerados um sucesso. “O primeiro transplante de córnea foi realizado sem intercorrências, a equipe ficou satisfeita com o resultado cirúrgico imediato”, afirmou a médica responsável pela cirurgia, Ely Regina Alves de Oliveira Brasil.

Ana Maria de Andrade, de 74 anos, inaugurou o novo serviço oferecido pela Santa Casa. Ela recebeu alta nesta quarta-feira, dia 6, e a família ficou animada com o resultado. “Ela ficou dois anos em tratamento, mas demorou pouco para o transplante. Esperamos um mês e ela já foi operada na sua própria cidade. Isso é muito bom porque assim a gente também está mais perto”, disse a filha, Lindamar Menezes Arruda.

​A outra paciente, também operada pelo SUS, é Delina de Souza Freitas, de 70 anos. Ela também recebeu alta na manhã desta quarta-feira. “Essas cirurgias representam um enorme passo para a resolução das alterações corneanas cirúrgicas sem que o paciente tenha que se deslocar para outros municípios e/ou estados”, reforçou a cirurgiã.

O diretor médico da Santa Casa, Elder Sarmento, fez uma análise sobre as cirurgias. “É uma grande conquista. As cirurgias foram ótimas, as pacientes já foram para casa e estamos caminhando a passos largos para outras habilitações de transplantes”, adiantou o diretor.

Fonte e foto: Revista Siga

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.