Greve prorroga campanha de vacinação contra gripe na região

Além de provocar uma série de mudanças na rotina das cidades brasileiras, a greve dos caminhoneiros também obrigou municípios da região a prorrogar o prazo da Campanha de Vacinação contra a gripe, que encerraria nesta sexta-feira, dia 1º. Em Itatiaia, os postos de saúde abrirão nesta quarta-feira, dia 30, até às 17 horas, e permanecem fechados nos próximos dois dias devido ao feriado de Corpus Christi (quinta, dia 31) e às comemorações pelo aniversário de Itatiaia (sexta, dia 1º).

– Estamos vacinando todos os grupos e com a baixa procura pelas doses da vacina, vamos prorrogar o prazo para que possamos atingir a meta. Em alguns grupos, entre eles os das crianças de dois a cinco anos, até o momento menos de 50% do público-alvo foi imunizado – contou a coordenadora de imunização, Andrea Millen, acrescentando que a vacinação será prorrogada por mais algumas semanas na cidade.

A meta é vacinar 7.396, porém desde o início da campanha, de 24 de abril até o último balanço divulgado na semana passada, apenas 3.298 pessoas foram imunizadas, o que corresponde a 45,8%. Nove unidades de saúde estão vacinando na cidade. As doses estão disponíveis na Policlínica Municipal, na unidade básica de Saúde do Marechal Jardim e nas Unidades de Estratégia de Saúde da Saúde da Família de Maromba, Penedo, Campo Alegre, Vila Magnólia, Vila Esperança e Vila Flórida.

Em Resende, a Secretaria Municipal de Saúde informou nesta terça-feira, dia 29, que em função da greve dos caminhoneiros, a campanha de vacinação será prorrogada em todo o município até o próximo dia 15 de junho. Inicialmente, a campanha seria encerrada nesta quarta-feira, dia 30, em virtude do feriado de Corpus Christi. As doses para os grupos prioritários, segundo o Centro Municipal de Imunização, continuam sendo aplicadas em todos os Postos de Saúde do município, das 8 às 17h. Seguindo o calendário oficial do Ministério da Saúde, desde a última segunda-feira, dia 28, a vacina está sendo oferecida a todos os grupos prioritários.

De acordo com o Centro Municipal de Imunização, os números parciais da campanha indicam que até agora cerca 63% da população alvo se imunizaram contra a Influenza em todo o município, o que corresponde a 20.800 pessoas aproximadamente. O objetivo da ação é alcançar 90%. Entre os grupos que registraram menor procura estão as gestantes, com 50% das mulheres imunizadas, e crianças com idade entre seis meses e menos de cinco anos, com 31% do público alvo vacinados.

Para a coordenadora do Centro Municipal de Imunização, a enfermeira Maria Regina de Paula, além das dificuldades de acesso aos locais de vacinação, provocadas pela redução dos horários dos ônibus e pela falta de combustível, a baixa procura pela vacina também pode ser atribuída aos mitos disseminados sobre o assunto, como, por exemplo, dizer que a pessoa imunizada contrai a gripe com mais facilidade.

QUEM PODE VACINAR?
O público-alvo da campanha é composto por idosos; gestantes; trabalhadores da área de saúde; puérperas (mulheres pós-parto até 45 dias); crianças com idade entre seis meses e menos de cinco anos; professores e pessoas com comorbidades (doença respiratória crônica; doença cardíaca crônica; doença renal crônica; doença hepática crônica e doença neurológica crônica); pacientes com diabetes, imunossupressão e obesidade; além de transplantados e portadores de trissomias (anomalia cromossômica).

De acordo com o Ministério da Saúde a vacina protege contra os subtipos do vírus influenza H1N1, H3N2 e influenza B e para ser imunizado é necessário a apresentação do cartão de vacinação.

Há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo, além de pessoas que tenham apresentado febre recentemente. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações.

Fotos: Divulgação AECom/PMI

Fonte: Assessoria Especial de Comunicação (PMI) e Assessoria de Comunicação (PMR)

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.