Vacinação contra febre aftosa vai até o final de maio

Até o próximo dia 30, os produtores rurais de Resende e Quatis deverão vacinar seu rebanho bovino e bubalino durante a Campanha de Vacinaçao contra a febre aftosa. A vacina é recomendada para os animais de ambas as espécies e de todas as idades.

Em ambos os municípios, a vacina pode ser encontrada nos estabelecimentos de vendas credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além disso, os próprios produtores são responsáveis por adquirir as doses do medicamento (que custa em torno R$ 1,60 a dose) e aplicar a vacina em seus rebanhos.

Após a vacinação do rebanho, os produtores deverão também apresentar obrigatoriamente a declaração comprobatória de imunização dos animais.

Em Quatis, as declarações deverão ser enviadas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural junto com a respectiva nota fiscal de aquisição do medicamento nos estabelecimentos conveniados, na Rua Ana Ferreira de Oliveira, nº 47, Bairro Bondarowisky, das 8 às 17 horas. O prazo para a entrega destes documentos vai até o dia 11 de junho.

Em Resende, a documentação deve ser entregue no Núcleo de Defesa Agropecuária, na Rua Coronel Brasiel, nº 33, no bairro Campos Elíseos, das 8h30 às 11h30, e das 13h30 às 17 horas.

Outras informações e dúvidas sobre a campanha podem ser adquiridas em Quatis pelo telefone 3353-6282 ou pelo e-mail smdr@quatis.rj.gov.br, e em Resende pelo telefone 3381-0776.

Há 20 anos, o estado do Rio de Janeiro é considerado área livre da febre aftosa, doença cujos sintomas principais no rebanho são feridas na boca, nas glândulas mamárias e no casco, salivação excessiva e dificuldades de se locomover.

Um único animal afetado pode prejudicar qualquer atividade com o gado em toda a área infectada. Portanto, os produtores que deixarem de imunizar os seus animais tanto em Resende quanto em Quatis serão multados e ficarão proibidos de comercializar o gado e seus derivados, como leite e carne, por exemplo.

Foto: Divulgação/PMQ

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.