Atendimento rápido e prático na Semana do MEI

Nesta semana, entre os dias 14 e 18 (de segunda a sexta-feira), das 10 às 17 horas, os microempreendedores de Resende têm a oportunidade de regularizar sua situação junto ao Sebrae, ao INSS e à Prefeitura de Resende. A iniciativa faz parte da 5ª Semana Nacional do Microempreendedor Individual (MEI) em todo o país, e está sendo realizada pelo segundo ano seguido no município.

Segundo a gerente da agência do INSS de Resende, Edilene Nicolino, entre os serviços prestados ao microempreendedor estão os de ordem previdenciária, onde o mesmo tem a oportunidade de receber informações sobre todos os benefícios aos quais possui direito, com exceção da aposentadoria por tempo de contribuição.

– Nós aproveitamos a realização deste evento para dar informações sobre benefícios e cadastramento de senha na internet (através do menu “Meu INSS”, no site da Previdência Social). Lá o contribuinte – seja ele microempreendedor ou pessoa física – pode fazer uma simulação, agendar uma perícia e tirar o Extrato de vínculos e contribuições à Previdência (CNIS), entre outros serviços.

Ainda que o atendimento seja prioritário ao microempreendedor, muitas pessoas com cadastro físico têm aproveitado para tirar suas dúvidas no local. “Todo ano aproveitamos este evento para facilitar a vida do contribuinte, uma vez que já informatizamos o nosso sistema e estamos diminuindo as filas para atendimento em nossa agência. Isso vale tanto para pessoa jurídica, no caso daqui o microempreendedor, quanto para pessoa física”, completa.

A expectativa da analista de negócios do Sebrae, Clarissa Müller, é que mais de 100 pessoas sejam atendidas nos próximos cinco dias do evento. “Ano passado a gente recebeu em nossa tenda mais de 300 pessoas nos três dias de realização do evento. E o serviço mais solicitado pelos microempreendedores foi o declaração anual do MEI, além de também realizarmos o parcelamento de débitos com prestações maiores para quem tem alguma pendência, que é um problema enfrentado pela grande maioria dos MEIs”, acrescenta Clarissa.

Ainda que esteja sendo tímida a procura, a analista acredita que o número de atendimentos crescerá entre o segundo e o terceiro dias do evento. O atendimento vem agradando a população.

O técnico em química Luis Paulo Iza Bernardo aproveitou para resolver uma pendência de sua mulher, que é vendedora autônoma, com o cancelamento do CNPJ. “Depois que ela precisou abrir mão do negócio dela e cancelar o CNPJ, acabou ficando com vários débitos a serem pagos. Então resolvi negociar o pagamento do débito aqui, tudo rápido, prático e eficiente”, explica. Quem não tinha a necessidade de regularizar a situação como microempreendedor também elegiou o atendimento.

– Eu nem sabia que estava acontecendo este evento. Então aproveitei que só entro mais tarde para trabalhar e resolvi tirar minhas dúvidas sobre a previdência aqui mesmo. É bem mais prático para a gente que trabalha, e é essencial para podermos acompanhar nossa situação com o INSS. Vou aproveitar e chamar meus colegas do trabalho para passarem aqui – respondeu a servidora pública Sydméia Dores Pinto.

Os serviços estão sendo prestados nesta segunda até quarta-feira, no Calçadão de Campos Elíseos, na Avenida Albino de Almeida. Na quinta e sexta-feira (dias 17 e 18), a tenda estará realizando o atendimento em frente ao DPO do bairro Cidade Alegria, também no mesmo horário.

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