Como superar a violência? Fórum regional debate assunto em Resende

Dados do Instituto de Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro (ISP) apontam que em 2017 foram registrados 6.731 assassinatos no estado, incluindo homicídios dolosos, por confronto com a polícia, latrocínio (roubo seguido de morte) e lesão corporal seguida de morte. No interior, ainda segundo os dados do ISP, em 2017 foram registradas 1.549 mortes violentas.

– Queremos neste fórum compreender esse triste fenômeno chamado violência e juntos encontrarmos pistas, caminhos para superarmos essa violência, conforme nos propôs a Campanha da Fraternidade que vivemos com ênfase durante a quaresma – destacou padre Rafael Ferreira um dos idealizadores do evento.

A estatística destacada acima levou a Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda e representantes da sociedade civil organizada promoverem o I Fórum de Superação da Violência, que começa a partir das 8 horas deste sábado, dia 5, no auditório do Salesiano. A estimativa é que cerca de 300 pessoas que se inscreveram participem do evento, uma parceria entre a diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda e representantes da sociedade civil organizada.

Para refletir sobre o tema, além do bispo diocesano, dom Francisco Biasin, dos padres Rafael Ferreira e Juarez Sampaio, foram convidados especialistas na área da segurança pública atuantes no país. São eles: o escritor, mestre em Antropologia, doutor em ciência política com pós-doutorado em filosofia política, Luiz Eduardo Soares, o Deputado Federal Alessandro Molon, Beto Chaves, criador e coordenador do Programa “Papo de Responsa” da Polícia Civil e os juízes das Varas Criminal e da Infância e Juventude de Resende, Guilherme Martins Freire e Camila Novaes Lopes, respectivamente. Confira a programação abaixo:

8h: Credenciamento e exibição dos vídeos da CF 2018;
8h30: Mística;
8h50: Introdução – contextualização;
9h10: Abertura com a fala do bispo diocesano, dom Francisco Biasin;
9h40: “Fato da vida”;
9h50: Cafezinho;
10h10: VER – “Fatos e números da violência”: Dr. Guilherme, Juiz da 2ª Vara Criminal de Resende e Dra. Camila Novaes Lopes, da Vara da Infância e Juventude;
11h: Plenária – Diálogo entre os assessores e os participantes;
11h45: almoço;
12h45: Síntese da manhã;
13h: JULGAR – “Por que violência?”: Luiz Eduardo Soares e Deputado Alessandro Molon.
14h: Plenária – Diálogo entre o assessor e os participantes;
14h45: Cafezinho;
15h: AGIR – “Superar a violência é possível?”: Beto Chaves e Pe. Juarez;
16h: Plenária – Diálogo entre os assessores e os participantes;
16h30: Compromisso – formação e atuação do “Fórum permanente de superação da violência”;
16h50: Apresentação musical e conclusão do dia.

Foto: Reprodução

Fonte: Diocese Barra do Piraí-Volta Redonda

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.