Queda e pique de energia preocupam moradores no Jardim Primavera

Dona de estabelecimento na Rua dos Pintassilgos (acima), Ângela ganhou preocupações a mais com oscilações de energia

Na última terça-feira, dia 20, moradores de diversos bairros de Resende sofreram com a queda na energia elétrica. Inclusive no Jardim Primavera, onde mora o pintor Nilson Coutinho. Esta semana ele entrou em contato com a equipe do jornal BEIRA-RIO, e relata que o problema ocorrido na noite daquele dia não é raro. “Não aguentamos mais o descaso da Enel ontem (terça-feira)! A luz acabou antes da 7 da noite (19 horas) e so voltou às 3 e 20 da madrugada (3h20). Eu, voltando da igreja às 9 e meia da noite (21h30), não vi nenhum carro da empresa fazendo reparos (…)”, desabafou o morador.

Nilson conta que no dia da ocorrência chegou a ligar para a concessionária relatando o problema. “Eles estipularam um prazo de até 12 horas para o restabelecimento da energia elétrica, mas disseram que esse prazo poderia ser encurtado. Isso realmente aconteceu, mas para quem depende muito da energia, até achei que demorou”, cita o pintor, que entrou em contato com a Central por volta das 21h30.

O morador relembra que há três meses os moradores do Jardim Primavera e bairros vizinhos vêm sofrendo com quedas e oscilações no fornecimento da energia, mesmo sem a ocorrência de tempestades. “No dia seguinte (quarta-feira, dia 21) não choveu e tivemos outra queda de energia. Eu não entendo porque isso vem acontecendo constantemente, tanto que agora sempre que eu saio de casa e não fica ninguém pra tomar conta, eu desligo todos os aparelhos”.

Outra moradora, a autonoma Ângela Freitas, é dona de um estabelecimento comercial que vende açaí na Rua dos Pintassilgos, onde mora Nilson. Como se não bastassem os cuidados com os aparelhos de sua residência, que fica na Rua das Garças, a preocupação acaba sendo triplicada por esse motivo. “A minha sorte na última terça é que o freezer onde fica armazenada a mercadoria da minha loja tinha bastante gelo e isso fez com que não houvesse tempo de estragar os produtos. Mesmo assim, isso é preocupante, pois acabo tendo o trabalho de comparecer ao estabelecimento para verificar se não houve qualquer problema”, respondeu.

A autônoma conta que o marido também chegou a ligar para a Central da concessionária em uma das oportunidades em que ocorreu a oscilação de energia, e que obteve uma resposta em relação ao problema. “Os atendentes informaram para o meu marido que os funcionários da manutenção estariam colocando um chip nos relógios de luz, mas não tenho certeza se é isso”, relembra.

Se os dois tem agido de forma precavida em relação às oscilações de energia, a mesma sorte outro vizinho não teve. “No mesmo dia que choveu, um morador da Rua dos Papagaios (também no Jardim Primavera) perdeu a televisão e a geladeira com a queda na energia”, diz Ângela.

Nilson achou atendimento da empresa muito demorado, apesar de realizado dentro do tempo previsto

Eles tentam encontrar uma explicação para as constantes quedas e oscilações, que sempre ocorreram no bairro, mas que de um tempo para cá a situação se agravou. Inicialmente, os moradores contam que acreditavam que o problema fosse provocado por um antigo transformador, por pipas empinadas pelas crianças da vizinhança ou até mesmo por alguma sobrecarga com a chegada de empresas na região (sendo uma delas um supermercado atacadista, inaugurado nesta quinta-feira, dia 22), mas que o problema da falta de luz persiste até hoje. Sem contar que a demora relatada por Nilson no restabelecimento da luz foi ainda maior para outro bairro.

– Eu tenho uma filha que vive no bairro Morada da Montanha. Lá na casa dela começou a faltar luz às sete da noite (de terça) e até às 10 da manhã do dia seguinte (quarta) ela estava sem energia elétrica em casa, que só foi restabelecida por volta das três da tarde (15 horas) – disse a professora Roseli Moreira, moradora da Rua dos Rouxinóis, também no Jardim Primavera.

EMPRESA AINDA PROCURA EXPLICAÇÃO PARA CONSTANTES OSCILAÇÕES
Em nota, a Enel informou que a forte chuva que atingiu Resende nesta terça-feira afetou o fornecimento de energia elétrica em alguns bairros da cidade. Os bairros mais afetados foram: Cidade Alegria, Ipiranga 1, Ipiranga 2, Morada da Colina, Vila Julieta, Boa vista 1, Boa vista 2, Mirante das Agulhas, Casa da Lua, Morada da Montanha, Jardim Oeste, Morada das Agulhas, Morada do Bosque e Mirante da Serra e Nova Resende. Questionada sobre a frequência pela qual as quedas e oscilações de energia se tornaram constantes nos últimos três meses, a empresa acrescentou que o caso está sendo analisado e deverá ter uma resposta sobre o que pode ter ocorrido ainda ensta sexta-feira, dia 23.

Em relação aos danos a aparelhos elétricos, a concessionária informa que o cliente pode entrar em contato com a Central de Relacionamento, através do 0800 28 00 120 ou comparecer em uma loja da Enel, no prazo de 90 dias, a contar da data da ocorrência, para dar entrada no pedido de ressarcimento, atendendo aos seguintes requisitos:

– Ser o titular da unidade consumidora onde houve a ocorrência;
– Informar a data e o horário prováveis da ocorrência do dano;
– Relatar o problema apresentado;
– Descrever as características gerais do equipamento danificado, tais como: marca, modelo, ano de fabricação, etc.

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