Porto Real unida contra a dengue

Assim como Resende, Porto Real está organizando mutirões de combate à dengue, realizados pelos agentes de controle de endemias da Vigilância Sanitária do município. Nesta sexta-feira, dia 22, o grupo finaliza as ações no bairro Freitas Soares,e semana que vem, o local escolhido é o bairro de Fátima. O objetivo é identificar nos bairros possíveis focos de larvas do mosquito Aedes aegypti, causador da doença, e retirar o material do local.

— Recolhemos no bairro Freitas Soares até o momento, três caminhões basculantes de inservíveis como sobra de materiais de construção, plantas que acumulam água e pneus, por exemplo, conta Flávio Leite, o coordenador do programa municipal de controle da dengue.

Os mutirões acontecem durante o tempo chuvoso e quente, que é  mais propício ao aparecimento do vetor.

— O índice de infestação vetorial aumenta a medida que o índice pluviométrico e a temperatura sobem. Nesse caso há a necessidade de se fazer mutirões para contribuir para a limpeza de terrenos baldios e acabar os criadouros do mosquito da dengue, informa o coordenador.

Além do mutirão, há outras ações de combate à dengue que duram o ano todo : os agentes visitam as residências dos moradores fazendo o trabalho de conscientização e verificando possíveis focos do mosquito.

— O nosso objetivo é fornecer uma consciência sanitária mais adequada aos moradores. Eles nos recebem bem e já estão habituados com a nossa presença, declara Leite.

A cidade registrou até o momento cinco casos suspeitos de dengue, sendo que um foi confirmado.

Fonte: Assessoria de Comunicação (PMPR)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.