Itatiaia reforça segurança na volta às aulas

No próximo dia 5, começam as aulas nas escolas públicas e particulares de Itatiaia. E também começam os trabalhos de patrulhamento da Guarda Civil Municipal no entorno dessas instituições de ensino dessas instituições de ensino. Para organizar o trânsito e garantir a segurança dos alunos, além de manter a vigilância nas proximidades das unidades, a corporação montou um esquema especial.

O trabalho dos agentes se concentrará próximo as escolas com maior movimento, tanto em Itatiaia quanto em Penedo, nos horários de entrada e saída dos estudantes, sendo a partir das 7h, 11h e 16h30. A equipe da Ronda Escolar contará com aproximadamente 15 guardas mais quatro motocicletas e três viaturas.

– A Ronda Escolar é realizada todos os dias do ano letivo. Durante as rondas os agentes em uma viatura visitam as unidades e conversam com diretores e professores para verificar se existem problemas na escola. Paralelo a isso, dois guardas também ficam baseados em frente às unidades fazendo o controle do trânsito no local – explica o comandante da Guarda Municipal, Edson Bento Expedito.

Segundo o comandante, o serviço de ronda nas escolas também foi realizado durante as férias com a finalidade de reforçar a proteção ao patrimônio. Porém, com a volta às aulas, além da proteção ao patrimônio, o objetivo voltou a ser também o trânsito nas proximidades das escolas. Além do trabalho de patrulhamento, a Guarda Municipal também dá dicas de segurança para a população nos dias de aulas no município. Confira abaixo:

– Evite conversar com pessoas estranhas;
– Mantenha distância de veículos suspeitos;
– Evite locais escuros e sem movimento;
– Não aceite presentes de pessoas desconhecidas;
– Evite aglomeração na porta da escola antes e após as aulas;
– Evite expor aparelhos eletrônicos na rua;
– Evite levar objetos de valor para a escola;
– Utilize sempre a faixa de pedestre e atravesse em linha reta;
– Não corra ao atravessar a rua;
– Ande sempre na calçada e longe do meio-fio;
– Menores de 8 anos não devem ir e voltar da escola sozinhas;
– Se a criança for utilizar transporte escolar particular é importante que os pais obtenham referências;
– Em caso de usar transporte escolar particular observe também as condições do veículo.

A GM trabalha em plantão de 24 horas e os contatos com a corporação podem ser feitos por meio dos telefones 153 e (24) 3352-6752. O endereço da unidade é na Rua Osmar Amorim, nº 303, bairro Vila Odete.

Foto: Divulgação/PMI

Fonte: Assessoria de Comunicação (PMI)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.