Capela da Santa Casa ganha obras de restauração

Foto mostra como ficará fachada após reforma (Foto: Divulgação)

A Santa Casa de Resende informou nesta semana que suspendeu temporariamente o aluguel para velórios em sua capela. É que a mesma vem passando por reformas nos últimos dias não apenas em sua fachada, mas também em seu interior. “As reformas na verdade começaram há cinco meses, na fachada e no gradil, e que estão quase prontas. Estamos apenas esperando que nossa subestação antiga seja desativada para podermos finalizar a obra”, explica o diretor administrativo da Santa Casa, Marcos Van Deursen.

Segundo ele, o muro que cerca a capela será todo demolido e dará lugar a um estacionamento. “O espaço externo da capela da Santa Casa será do portão pra trás, separado pelo gradil que está sendo colocado. O muro não existirá mais”.

Além disso, também estão previstas uma jardinagem na entrada da capela, além de reparos no interior e restauração do muro dos fundos da Santa Casa. “Foi necessária uma reforma estrutural pois estava cedendo. O teto, as paredes, o piso, os bancos, a pate elétrica e o corredor de acesso precisavam da reformas, além da colocação de novos ventiladores”, cita o diretor geral da Santa Casa, Luiz Eduardo Saldanha.

As obras começaram no final do ano passado, com a reforma do portal da capela, com doações de empresários. Os mesmos que deram pontapé inicial aos investimentos iniciais da obra. Já o restante está sendo financiado, de acordo com Van Deursen, com recursos próprios da Santa Casa, valor arrecadado com o aluguel da capela. “Fizemos um pacote de serviços incluindo reformas da fachada e do interior da capela, e investimos R$ 30 mil só dos recursos vindos do aluguel da capela”, diz Saldanha.

Segundo ele, a obra está sendo realizada por uma empresa especializada em restauração de imóveis históricos. “A gente não alterou praticamente nada das características originais da arquitetura da capela, mas tivemos que contratar essa empresa, pois não é qualquer um que consegue fazer esse tipo de restauração imobiliária”, acrescenta.

No sentido horário: homens trabalham para reforma do interior; fachada com gradil quase pronta; portal foi o primeiro a ser reformado e fachada antes da reforma (Foto da fachada: Divulgação)

Inaugurada junto com o atual imóvel, no ano de 1870, a capela da Santa Casa funcionava basicamente como uma igreja em seus primeiros anos. “As missas da época eram realizadas com frequência no local, assim como muitos casamentos foram celebrados. Na ocasião, essa região era praticamente o Centro de Resende e servia de suporte para a Igreja Matriz”, completa.

Com previsão de encerramento para o dia 20 de dezembro, a capela não poderá receber novos velórios, nem as missas mensais que costumam acontecer às sextas-feiras, e que tem em sua maioria fiéis dos bairros Vicentina, Surubi e Lavapés. Mas o prazo pode ser prorrogado em caso de necessidade. “Como se trata de uma capela localizada dentro de um prédio antigo, tudo pode acontecer, e isso acrescentar tempo a mais na execução das obras”, conclui Van Deursen.

 

Você pode gostar

One thought on “Capela da Santa Casa ganha obras de restauração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.