Projeto visa incentivar produtores de leite em Resende

Imagem do 19º Torneio Leiteiro de Fumaça, que aconteceu na Vila da Fumaça, distrito de Resende.

Com vista em aumentar a produção e geração de postos de trabalho na cidade, a Secretaria de Agricultura e Pecuária, em parceria com a Empresa Responsável pela Assistência Técnica e Extensão Rural no Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), lançou o programa “Produz Leite”, que visa incrementar ainda mais a indústria leiteira local, mantendo a população rural no campo.

Esse setor é tradição na cidade, e gera vários empregos e renda. Resende produz cerca de 35 milhões de litros de leite por ano, ofertando emprego a mais de 2 mil pessoas. São hoje, na cidade, aproximadamente 250 propriedades rurais que exercem atividade no ramo, o que gera uma grande sustentabilidade produtiva, financeira e ambiental.

O projeto, “Produz Leite”, consiste em uma equipe de profissionais que conta com veterinários, técnicos agrícolas e técnicos em agropecuária, a fim de dar suporte aos pequenos produtores. A equipe atua para o desenvolvimento de atividades como a nutrição do rebanho, cuidados com a reprodução, controle da sanidade e da qualidade, além de realizar controles zootécnicos e financeiros.

A iniciativa tem por base promover Resende como um pólo regional de produção leiteira, pois potencial para tanto a cidade já tem, apenas necessitando desse incentivo para que aumente a produtividade e, dessa forma, auxilie em novas vagas de serviço, além de alavancar a economia local e regional.

Além da observação atenta ao potencial que esta área tem em gerar receita e credibilidade para o município, que é importante, necessita-se ainda da criação de medidas concisas que contribuam para o crescimento desse setor, como possibilitar um acesso maior dos criadores as novas tecnologias de agronegócio, fora técnicas de manejo e conhecimento a características genéticas do animal.

Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação (Resende)

Salvar

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.