Insegurança faz vereadores mudarem horário das sessões legislativas

Vereadores de Resende sem qualquer consulta à população ou aviso prévio aprovam mudança dos dias e horários das sessões legislativas. a Resolução de nº 5216 de 22/08/2017 foi publicada dia 24 e causou surpresa. Segundo o presidente da Câmara, vereador Roque Cerqueira são duas as principais razões para mudança: a primeira é a insegurança. Os vereadores alegam que a terminar 22h está muito perigoso porque o Centro da cidade está com muitos assaltos: “roubaram um carro que estava em frente à Câmara. Muita insegurança e isso afasta as pessoas”, disse Cerqueira. A outra razão é para ver se aumenta o número de pessoas nas sessões, mas quando perguntado se ouviu a população sobre a mudança o presidente respondeu: “ouvir a população? A população não vai à Câmara”. O vereador diz ainda que acredita que o novo horário vai estimular a presença de estudantes, comerciários, entre outro segmentos.

— Isso é piada né? O comércio onde trabalho só fecha às 19h, às vezes eu ia assistir, agora não vou mais, diz a comerciária Letícia Souza. Para o presidente da Câmara, vai facilitar para quem depende de ônibus: “É um teste. Vamos ver se fica melhor. As sessões andam vazias, porque as pessoas estão com medo de sair muito tarde e às vezes perder os últimos horários de ônibus”, comenta o vereador.

Para Ricardo Paiva, proprietário de um comércio local o argumento da falta de segurança deveria ser motivo de ação contrária dos vereadores: “O movimento tinha que ser o contrário. Não altera nada ser mais cedo se tem insegurança. Se tem às 19h, tem também mais cedo. Estamos aqui há dois anos e meio e temos notado maior ocupação do espaço, mais gente circulando. Discordo totalmente, a Câmara tem poder político para ter mais polícia circulando e ocupar o local.

A Resolução foi uma proposta da Mesa Diretora para mudar o Regimento Interno e aprovada por todos os demais vereadores. O BEIRA-RIO montou uma pesquisa para saber a opinião da população e em especial, das pessoas que frequentam ou pretendem frequentar as sessões da Câmara Municipal.

Só levará um minuto. Responda clicando aqui.

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.