Seminário tem segurança e saúde do trabalhador como tema central

Resende vai sediar nesta quinta-feira, dia 22, um seminário que abordará dois temas essenciais para a manutenção e o desenvolvimento do setor produtivo: a segurança e a saúde do trabalhador. Promovido pela Prefeitura, em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Médio Paraíba II), o seminário será realizado na sede da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Resende (Aciar), a partir das 8 da manhã.

O evento, cujo tema central é “Intoxicação Exógena Relacionada ao Trabalho”, tem como público alvo médicos, enfermeiros, engenheiros agrônomos, veterinários, técnicos do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, técnicos do Sindicato Rural e militares que atuam nos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real, Quatis, Barra Mansa e Rio Claro.

De acordo com a coordenadora do Cerest Médio Paraíba II, Regina Quaresma, a intoxicação exógena, tema do seminário, pode ser definida como uma consequência clínica ou bioquímica da exposição do trabalhador a substâncias intoxicantes encontradas no meio ambiente (ar, água, plantas, animais peçonhentos ou venenosos) ou isoladas (como os pesticidas, medicamentos, produtos químicos industriais ou domésticos).

Segundo ela, o tratamento deste tipo de intoxicação normalmente requer o afastamento do paciente do agente intoxicante, a observação clínica para verificar a involução ou não dos sintomas, além da adoção de terapia de suporte. Durante o seminário, que contará com a participação de especialistas no assunto, serão abordadas questões como sintomas, riscos e consequências da intoxicação exógena para os trabalhadores e também para as empresas.

Confira a programação:

8h – Credenciamento dos participantes
9h – Palestra sobre “Intoxicação Exógena Relacionada ao Trabalho”, com Herling Gregório Aguillar, médico cirurgião, graduado pela Universidad Autónoma de Honduras e professor da Universidade Estadual de Campinas
13h30 – Palestra sobre “Risco Químico e Suas Consequências do Ponto de Vista Ocupacional e Previdenciário”, com Carlos Eduardo Ferreira Domingues e José Olímpio dos Santos Neto, auditores fiscais do Ministério do Trabalho

A Aciar fica na Avenida Marechal Castelo Branco, 104, 4º andar, em Campos Elíseos.

Foto: Carina Rocha/PMR

Fonte: Assessoria de Comunicação (PMR)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.