Mudança de temperatura também pode causar insônia

insonia 3434444444Insônia. Essa palavra nunca ficou tanto na boca e mente dos brasileiros, que vem sofrendo cada vez mais com esse mal. As razões de seu aparecimento podem ser diversas, como ansiedade, estresse ou depressão. Mas uma causa que poucos sabem, o qual nem sempre é associada à falta de sono, é a mudança climática, isso de acordo com a médica pediatra Márcia Varejão.

A especialista explica que o corpo se acostuma com as temperaturas da estação, assim, quando o clima muda drasticamente, é natural que essa diferença seja sentida, e que isso cause uma dificuldade para dormir, porque o corpo precisa de tempo para adaptação.

“A temperatura do nosso corpo cai automaticamente sempre que nos deitamos, e isso se acentua ainda mais no inverno. Por isso, manter-se agasalhado é essencial para ter uma noite bem dormida. Se o ambiente não estiver confortável, é muito provável que a pessoa sinta dificuldade para dormir”, afirma a médica.

Para que isso não ocorra, a recomendação é que, antes de deitar, a temperatura seja adaptada para algo entorno dos 23 a 25 graus.

Aparelhos eletrônicos como TV e celular incentivam as noites em claro.
Aparelhos eletrônicos como TV e celular incentivam as noites em claro.

Vale lembrar que há outros fatores que podem resultar na insônia, como atividades físicas praticadas na parte da noite, excesso de alimentação no jantar e uso de eletrônicos perto da hora de dormir. Para tanto, o recomendado é, se for realizar algum exercício, que seja com até duas horas de antecedência ao repouso, e que sejam ingeridos alimentos mais leves, com uma digestão mais rápida. Outros vilões do seu sono podem ser os inseparáveis aparelhos eletrônicos, como televisão ou celular, que se sugere o desligamento desses duas horas antes do momento do descanso.

As doenças respiratórias, geralmente associadas ao frio, podem prejudicar o sono. “Quando a temperatura corporal está mais baixa, ficamos mais vulneráveis aos resfriados, que afetam a qualidade do sono”, diz Márcia.

Fonte: Rodrigo Bifani

Foto: A Voz de Petrópolis/Mood/Opas

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.