Campanha de Vacinação contra gripe termina hoje

546465Nesta sexta-feira, dia 9, Dia Nacional da Imunização, encerra-se em todo país a Campanha de Vacinação contra a gripe. Somente no Rio de Janeiro, até o dia 5 agora, apenas sete dos 92 municípios haviam atingido a meta de imunizar 90% do público-alvo prioritário, enquanto que outras 60 cidades apresentam cobertura entre 50 e 89% e, 25 municípios ainda se encontram com cobertura vacinal inferior a 50%.

Ano passado, diante do crescente número de casos de H1N1 registrados em São Paulo, a campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada, como medida preventiva, no estado do Rio. A meta de imunização foi alcançada antes do fim da campanha. Já este ano, no estado do Rio, o percentual de imunização está em torno dos 74%.

A vacina é segura e também uma forma mais eficiente de se proteger contra a doença que, apesar de ser considerada simples, pode evoluir para complicações mais graves, principalmente entre os grupos prioritários.

Crianças entre seis meses e cinco anos, um dos grupos prioritários, não alcançou nem metade do esperado para este ano.
Crianças entre seis meses e cinco anos, um dos grupos prioritários, não alcançou nem metade do esperado para este ano.

Desde o início do ano até esta quarta-feira, dia 7, já foram confirmados 45 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 10 desses causados pelo vírus Influenza B e outros três pelo vírus H1N1. Ao todo, já são oito óbitos no estado por SRAG, sendo três por Influenza B e dois por H1N1.

Alexandre Chieppe, subsecretário de Vigilância em Saúde, apresentou dados que mostram que, até o início desta semana, cerca de 400 mil crianças tinham sido vacinadas, não chegando nem a meta do previsto para este ano, o que preocupa, pois fazem parte do grupo prioritário, com idade entre seis meses a cinco anos, sendo um grupo bastante suscetível aos males da gripe.

Entre os grupos prioritários, foram imunizadas 409.686 crianças, 43,4%; 88.497 mulheres grávidas, 50,2%; e 1.555.126 idosos, 73,7%, sendo esses com os menores percentuais entre os grupos prioritários.

Fonte: Assessoria de Imprensa (Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro)

Foto: O Nacional/Diário de Araxá/CBS News

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.