Colégios em Resende incentivam brincadeiras como forma de aprendizado

SemanadoBrincar- 6444De 24 a 30 de maio agora, teve realização em vários colégios da Rede Municipal de Ensino de Resende a “Semana do Brincar”, comemorado por organizações de todo o globo para resgatar as brincadeiras interativas hoje consideradas antiguadas em meio a gama tecnológica, mas que se mostram necessárias ao desenvolvimento social e saúde dos pequenos.

Para aproveitar a ocasião, incentivadas pela Secretaria de Educação, as escolas municipais estão realizando atividades que valorizam o ato de brincar, fazendo com que as crianças aprendam de forma lúdica, além de fortalecer a convivência entre elas.

Rosa Frech, secretária de Educação, afirma que o sucesso da Semana do Brincar atribui-se aos professores, que perceberam a importância dessas atividades para o desenvolvimento e se dedicaram a planejar e intervir no ambiente escolar, visando acomodar as brincadeiras da criançada, tendo assim uma amplitude de espaço para a realização de tais, já que todo lugar pode ser utilizado para a diversão e aprendizado.

A nova realidade, com os meios tecnológicos são de extrema importância no crescimento dos jovens, porém seu excesso também pode trazer males a saúde, além de crianças com dificuldade de interagir socialmente com as demais em seu entorno, criando ou mesmo aumentando já a das que tem traços introvertidos. Assim, é preciso encontrar o equilíbrio e utilizar pedagogicamente as brincadeiras modernas e as tradicionais, pois todas têm o seu valor.

A secretaria também ressaltou a relevância do horário de recreio dos pequenos: “Ao contrário do que muitos pensam, o recreio não é apenas um hiato no cotidiano escolar, ao contrário, esse é tão fundamental para o desenvolvimento dos alunos quanto o horário de aula, e isso se deve porque as crianças se desenvolvem enquanto brincam, além de trabalharem outras potencialidades como a criatividade, a autonomia, trabalho em equipe, criação de vínculos de amizade, entre outros.”

Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação (PMR)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.