Conforme o previsto na semana passada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), foi batido nesta segunda-feira, dia 29, o recorde de tributos acumulados pagos pelos brasileiros desde o início de 2017. Com isso, o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) chegou à casa do total de R$ 900 bilhões de tributos. O valor se refere à arrecadação de todos os impostos, taxas e contribuições que vão para a União, os estados e os municípios.
A marca de R$ 900 bilhões chega 14 dias antes do que no ano passado. “Como a economia não está crescendo, o que impulsiona a arrecadação é o efeito da inflação e o aumento de alguns impostos”, explica Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Ele considera, no entanto, que esse aumento arrecadatório é positivo na medida em que o governo está procurando equalizar as finanças.
O Impostômetro foi implantado pela ACSP em 2005 para conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária e incentivá-lo a cobrar os governos por serviços públicos melhores. A ideia deu certo e outros estados aderiram ao projeto. Hoje existem painéis em Florianópolis, Guarulhos, Manaus, Rio de Janeiro e Brasília. Em São Paulo, fica localizado na Rua Boa Vista, 51, no centro da capital. “Os brasileiros precisam fiscalizar como o dinheiro que sai do seu bolso é gasto pelo governo”, frisa Alencar Burti.
Foto: Reprodução/ACSP
Fonte: Assessoria de Imprensa (ACSP)


