
A pentatleta resendense Amanda Turute (foto) integra a equipe brasileira de pentatlo que participará da 1ª Etapa da Copa do Mundo que será disputada novamente em Palm Springs, nos Estados Unidos, entre os dias 20 e 24 deste mês. São oito atletas que participarão do evento, que terá novidade tanto nas disputas que contarão com a prova de revezamento misto, quanto na mudança da regra com o evento combinado sendo disputado em 4 séries de 800m com tiro no tempo limite de 50 segundos.
A outra mudança na regra será a penalização de 40 pontos por cada obstáculo derrubado na prova de hipismo deixando a competição mais justa do que era na regra anterior onde só penalizava em 20 pontos. As novas regras no evento combinado previlegiará o corredor velocista e a mudança de 1’10” para 50″ de tempo limite no stand de tiro não acarretará grande diferença principalmente na categoria sênior onde os competidores normalmente finalizam os acertos até no máximo 30″.
Já a mudança nas regras do hipismo exigirá uma atenção especial na modalidade já que na regra anterior o atleta podia derrubar de quatro a cinco obstáculos ou seja, 1/3 da pista e mesmo assim continua brigando por boas posições no final. A nova regra fica similar a do hipismo tradicional onde a penalização é a mesma para derrube ou refugo/desvio já que no segundo caso o cavaleiro já está sendo penalizado pelo tempo perdido para nova abordagem do salto. A grande meta brasileira é classificar um pentatleta masculino para as finais da competição ainda este ano, já que no feminino é quase certa a presença de Yane Marques na final.
Além de Amanda e Yane, os demais representantes do brasil são: Priscilla Oliveira e Brenna Lima (feminino) e Danilo Fagundes, William Muinhos, Felipe Nascimento e Gabriel Sasaqui (masculino).
Foto: Reprodução do Facebook
Fonte: Clicksports


