Arte que muda com o tempo

Quando o artista plástico Tiago Gomes inaugurou no Espaço Z a exposição “Da Poeira ao Poema” no último dia 28, uma de suas obras (Tenha Tempo) feita com limalha de ferro e sal grosso sobre uma base de madeira. O trabalho, que apresentava letras em cinza metálico, cor original da limalha, uma semana depois já se encontra com sinais de ferrugem.

— O material que eu utilizei se enferrujou devido às condições do tempo apresentadas nos últimos dias. Com isso, apareceu um efeito curioso, pois além do vermelho e do laranja característicos da ferrugem apareceu uma cor azulada sobre o sal grosso – observa Tiago.

As obras são frutos de uma pesquisa de mestrado em Artes Visuais de Tiago na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). “Como também sou um dos fundadores da ONG Cultural Oito Deitado, decidi fazer um trabalho utilizando textos e poesias, tanto que todas elas têm palavras no meio. E também resolvi fazer uma metáfora com os materiais utilizados nas obras, simbolizando a efemeridade (algo passageiro)”.

Confira os trabalhos de Tiago Gomes no jornal BEIRA-RIO. Nas bancas!

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.