Depois do OUTUBRO ROSA vem aí o NOVEMBRO AZUL

Depois do OUTUBRO ROSA vem aí o NOVEMBRO AZUL.

Não dá para fingir que nada acontece e que assim vamos nos curar e banir do mundo o câncer de próstata. Nada disso. O NOVEMBRO AZUL está ai para alertar que o cuidado e a prevenção devem acontecer o ano todo, mas dedicaram um mês inteirinho para o alerta.

Tão prejudicial quanto o mal que assola nossos tempos, é o preconceito que também mutila e mata. Dia desses ouvi o relato de um amigo que já passado dos cinquenta fez, enfim,  o primeiro exame. Quando eu disse que era um absurdo que uma pessoa tão bem informada tivesse postergado tanto uma atitude importante, ouvi que “são tantas coisas importantes que a gente vai deixando de lado aquelas que mais nos incomodam”. Não consegui entender como a prevenção pode incomodar mais do que a doença em si.

Segundo nos informa a ONG britânica Cancer Care, o câncer de próstata provoca 307 mil mortes no mundo todos os anos. Não é um número que podemos negligenciar. Sendo assim, a campanha que vem para alertar sobre a necessidade de prevenção é altamente relevante. E é fundamental saber que o sucesso do tratamento depende do estágio em que a doença é diagnosticada.

Os oncologistas e demais especialistas são unânimes: se a enfermidade for descoberta cedo, as chances de cura podem chegar a até 90%. Maior erro não há em se considerar que o câncer de próstata é uma doença que não traz risco algum, quando na verdade pode se espalhar e levar o indivíduo à morte.

Como esse tipo de câncer não costuma apresentar sintomas no estágio inicial, torna-se imprescindível que além da prevenção se verifique fatores de risco, como parentes que já tiveram a doença ou hábitos de vida pouco saudáveis.

E o que acontece se o diagnóstico for feito tardiamente? Pode ser que haja disfunção erétil, infertilidade ou incontinência urinária. Por fim, a morte.

Não há vantagem alguma em se fechar os olhos para algo que pode ser tão impactante na vida de quem pode desenvolver a doença.

PREVENÇÃO SIM! PORQUE É DE VIDA QUE ESTAMOS FALANDO!

Ângela Alhanati
contato@angelaalhanati.com.br
Livre pensadora exercendo seu direito à reflexão

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.