
Mais de seis meses após a última edição, realizada em 3 de abril, o BEIRA-RIO de Portas Abertas voltou neste domingo, dia 30. O encontro começou com a presença de duas estudantes do curso de Jornalismo do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Fabiana Alves e Nathália Souza. Elas estão produzindo vídeos com entrevistas de professores e alunos opinando sobre a PEC 241 (que foi aprovado na Câmara dos Deputados e encaminhada para o Senado com o nome de PEC 55).
– Estamos realizando um trabalho através da matéria de webjornalismo, no qual nossa professora propôs que fizéssemos uma grande reportagem multimídia, com todos os recursos audiovisuais. Nesse caso estamos realizando um minidocumentário de oito minutos – revela Nathália.
Ela e a colega cursam o sexto período de Jornalismo, e possuem alguma experiência na realização de trabalhos dentro e fora do UBM. “A gente costuma fazer tudo lá, editamos matérias escritas e de vídeo, e até participamos das atividades da rádio”, diz a estudante, que fora do Centro Universitário já passou por algumas empresas de Resende.
Ela e Fabiana já fizeram estágio na produção do jornalismo de uma rádio e até realizaram um trabalho para uma empresa, ambas em Resende. Atualmente Nathália está na INB e Fabiana chegou a trabalhar na campanha eleitoral de um candidato a prefeitura em Resende. Elas falam do trabalho realizado pelo jornal BEIRA-RIO em prol da cidade. “É importante essa proposta que o jornal tem, ele é crítico e faz oposição ao governo municipal, aponta os erros que ocorrem nas administrações em seu site. Por isso a ideia de um evento como o Portas Abertas é bom porque nos dá a oportunidade de conhecer melhor quem trabalha aqui”, acrescenta.
A colega também opina sobre a editora-chefe do veículo, Ana Lúcia Corrêa. “Ela tem um papel importante na comunicação em Resende, inclusive nas redes sociais”, cita Fabiana. As duas revelaram após a gravação do vídeo que não sabiam que o BEIRA-RIO de Portas Abertas estava sendo realizado.

NOVOS VISITANTES NO ENCONTRO
A estratégia de promover o BEIRA-RIO de Portas Abertas pelo site e pelas redes sociais já colheu seus primeiros frutos neste domingo. Apesar do mau tempo, o evento contou com a presença de mais sete leitores, sendo que quatro deles visitaram a redação e bateram papo com Ana Lúcia e a editora assistente Loliza Domingues pela primeira vez.
Um deles é o estudante de Publicidade e Propaganda da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), Carlos Freitas, que esteve presente junto com a avó, a aposentada Elza Freitas. Ambos sugeriram algumas pautas sobre problemas registrados nos bairros, inclusive no setor de saúde. Outro que também marcou presença depois que tomou conhecimento do encontro pelas redes sociais é o professor Robson Bertoldo, além do consultor Alexandre Dias, que falou um pouco sobre sua profissão. “A consultoria pode ser realizada com especialização em diversas áreas, ajudando a solucionar problemas em diferentes áreas de trabalho, inclusive o desemprego”, justifica Alexandre.
Além deles, também e estiveram presentes, a diarista Carminha, o presidente da Associação de Moradores do bairro Itapuca, Paulo César da Costa, o Paulão, e a representante da Associação de Moradores do Novo Surubi, Joana Nascimento, que já frequentaram eventos anteriores. Eles tiveram a oportunidade de falar de alguns assuntos voltados a Resende e região, além de sugerirem pautas para a redação do jornal.
Para quem perdeu ou não teve a oportunidade de comparecer ao encontro deste domingo, o BEIRA-RIO de Portas Abertas estará de volta no último domingo do próximo mês (dia 27 de novembro) para novamente receber os leitores com o tradicional café e o bate-papo.


