Cerimônia em ritmo de eleição

Agentes do exército retiram adesivos de carros de vereadores
Agentes do exército retiram adesivos de carros de vereadores

A sessão solene em comemoração aos 215 anos de emancipação de Resende,  promovida na noite desta terça-feira, dia 27, no Teatro da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), pela Câmara Municipal de Resende, estava em ritmo de eleição. Além da presença de quase todos os candidatos a prefeito da cidade e fiscalização eleitoral, houve discurso do prefeito José Rechuan Junior (PP) e da presidente da Câmara, vereadora  Soraia Balieiro (PSB) enaltecendo as próprias administrações.

A sessão,  prevista para as 19h30, começou com atraso e contou com a presença de  todos os vereadores, do deputado estadual Comte Bittencourt (PPS), um dos homenageados, e de quase todos os candidatos a prefeito de Resende, Mário  Rodrigues (PMDB), Noel de Carvalho (PSDB) e Diogo Balieiro (PSD). Logo na chegada, uma equipe da Aman fiscalizava os carros que chegavam sobre a presença de  adesivos de candidatura nos carros. Embora uma orientação sobre o assunto tivesse sido enviada com  os convites, muitos carros, inclusive de vereadores, foram parados  e tiveram  os adesivos arrancados na hora.

Após a execução do Hino Nacional e de um pedaço do Hino de Resende, acompanhados em libras pelos alunos da Escola Municipal Rompendo o Silêncio sob  regência da professora Solange, a professora Ronilda Aparecida de Souza discursou representando todos os 35 homenageados. Entre os 17 agraciados com títulos de cidadão resendense (um por vereador) estavam as esposas do candidato a prefeito Mário Rodrigues (PMDB), Marilda Macedo Rodrigues; a esposa do vereador Pastor Nilson (PP), Rita de Cássia dos Santos Costa; o inspetor de Polícia Civil  Otávio Luís da Conceição; Wilson Lemos de Souza; Clóvis José da Silva; Silas da Silva Alves; Coronel Carlos Alberto Damasceno de Jesus; Jô Farizel; o presidente da Aciar, Marcelo Carvalheiro Duarte; Jorge de Souza; Abelardo Vieira de Melo; Alzira Nogueira da  Silva; Joaquim José  Pereira; Plínio Marcos de Oliveira; Adineuze de Almeida Moura; Tales Luis Vilaça; e o deputado estadual Plínio Comte Leite Bittencourt. Em seguida, foi lida uma lei municipal que determina que os vereadores eleitos que não tenham nascido em Resende adquirem o direito de se tornarem cidadãos resendenses após serem diplomados. Por isso, também receberam os títulos os vereadores Sílvio da Fonseca,  o  Tivo (PP); Natalino de Abreu (Solidariedade); Francisco Stênio (PP); Irâni Ângelo (PRP); e Sargento Wilton (PPS).

A homenagem seguinte foi a entrega da “Medalha do Mérito Voluntário Yolanda Pinto de Paiva”, agraciando a Associação de Voluntárias de Resende e Maria Angela Campos de Avelar. Ronilda Aparecida de Souza e Lúcia Luiza da Silva Cunha receberam o título de professores eméritos; e a psicóloga Neida Cristina da  Silva Amaral e Maurício Simão, o de profissionais eméritos. Aloísio César, Elias Drable Costa e Maurício Fabri receberam a Comenda Conde de Resende;  a Apmir e a major Sheila Matias Alexandre foram os destaques do ano; o historiador Claudionor Rosa recebeu a “Medalha Luís Pistarini” e até o prefeito Rechuan foi homenageado  pelos vereadores.

Durante seus discursos, o prefeito José Rechuan agradeceu os servidores e vereadores dos dois  últimos mandatos, em tom de despedida. Ele  também falou  sobre obras e número de Saúde e Educação que acredita  terem sido melhorados nos  últimos oito anos. A vereadora Soaraia Balieiro (PSB) também falou sobre o último ano em que se responsabilizou pela administração da Câmara, após o presidente anterior, Jeremias Casemiro,  o Mirim (Solidariedade), e os colegas Kiko Besouchet (PP) e Bira  Ritton (PP) terem sido afastados da Casa pela Justiça.

Fiscais verificam se haverá distribuição de  revistas
Fiscais verificam se haverá distribuição de revistas

Na saída da cerimônia, fiscais da Justiça Eleitoral esperavam o encerramento da sessão e seguiram para a confraternização organizada no local. Eles verificariam a entrega de revistas confeccionadas anualmente pela Câmara, nas quais além de apresentar os homenageados são divulgadas ações da Câmara durante o  ano. Apesar de confeccionado, o material não foi distribuído, e assessoria de comunicação da Casa não informou que destinação seria dada ao material.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.