Os melindres que Lula despertou

Tela em exposição no Corredor Cultural AEDB (Foto: Divulgação)
Tela em exposição no Corredor Cultural AEDB (Foto: Divulgação)

Os melindres que Lula despertou
Teve gente que se arrepiou com a citação de Lula, sobre servidores públicos concursados em sua declaração coletiva semana passada. Os menos afetados disseram que ele, no mínimo, foi infeliz. Ora, Lula fazia uma declaração pública, não como ex-presidente da República, e sim, como um cidadão brasileiro indignado. Quem não viu a declaração inteira ou viu edições em telejornais pode ter tido essa má impressão. Mas tem que ser muito ingênuo para crer em nossos telejornais, né não?? A mágica chamada ‘edição’ é capaz de tudo, meu amigo. Quem vem acompanhando a bandalheira que esses promotores federais e Moros da vida, vem fazendo com Lula entendeu muito claramente que quando ele falou em servidor concursado, com alguma dose de ironia e sarcasmo, referia-se exclusivamente a esses “meninos”, os promotores, bem nascidos, que passaram no concurso e que, ainda sem experiência de vida tornam-se paladinos da justiça. E com cargos vitalícios, enquanto que os políticos, não sendo aprovados em seus mandatos, são tirados de cena pela população na eleição seguinte. Lula foi o Presidente da República que mais promoveu concursos públicos nessa esfera que engloba justiça e polícia federal. E para aqueles que se arrepiaram e ergueram faixas exaltando a tal meritocracia, transcrevo na nota a seguir o depoimento de uma Juíza do Tribunal de Justiça do Paraná.

Fala a Juíza Fernanda Orsomarzo, do Tribunal de Justiça do Paraná
“Ralei duro para ser Juíza de Direito. Cheguei a estudar 12 horas por dia em busca da concretização do tão almejado sonho. Abdiquei de festas, passei feriados em frente aos livros, perdi momentos únicos em família. Sim, o esforço pessoal contou. Mas dizer que isso é mérito meu soa, no mínimo, hipócrita. Em primeiro lugar, nasci branca. Faço parte de uma típica família de classe média. Estudei em escola particular, frequentei cursos de inglês e informática, tive acesso a filmes e livros. Contei com pais presentes e preocupados com a minha formação. Jamais me faltou café da manhã, almoço e jantar. Nunca me preocupei com merenda ou material escolar. Todos têm suas lutas e histórias de vida. Todos enfrentam dificuldades e desafios. Porém, enquanto para alguns esses entraves não passam de meras pedras no caminho, para outros a vida em si é uma pedra no caminho. Meu esforço individual contou, mas eu nada seria sem as inúmeras oportunidades proporcionadas pelo fato de ter nascido – repito – branca e no seio de uma família de classe média minimamente estruturada. O mérito não é meu. Na linha da corrida em busca do sucesso e realização, eu saí na frente desde que nasci. Não é justo, não é honesto exigir que um garoto que sequer tem professores pagos pelo Estado entre nessa competição em iguais condições. Nunca, jamais estivemos em iguais condições. O discurso embasado na meritocracia ‘desresponsabiliza’ o Estado e joga nos ombros do indivíduo todo o peso de sua omissão e da falta de políticas públicas. A meritocracia naturaliza a pobreza, encara com normalidade a desigualdade social e produz esquecimento – quem defende essa falácia não se recorda que contou com inúmeros auxílios para chegar aonde chegou”.

TRIPA
* O Centro Cultural Visconde de Mauá e a Escolinha dos Pequenos – Mirantão – MG promovem amanhã, dia 24, a palestra “Desafios para o ser humano contemporâneo: confronto com o mal”, por Solange Castilho, Psicóloga, educadora, fundadora da Associação Escolinha dos Pequenos – Mirantão – MG, membro da coordenação da Fundação Sagres – www.asssagres.org.br. O horário é 10 horas e o local, o Centro Cultural Visconde de Mauá, na aldeia dos Imigrantes, Vila de Mauá. Show!! * Foi aberta nessa quarta-feira, dia 21, a exposição de pintura no Corredor Cultural Prof. Cecil Wall Barbosa de Carvalho, da AEDB, em homenagem ao aniversário de Resende. São cerca de 20 telas de cinco alunas, retratando, em sua maioria, paisagens de Resende e seu entorno. A exposição estará aberta à visitação até o dia 22 de outubro. As alunas expositoras são Fátima Paiva, Thereza Rodrigues, Lia, Schirley e V.Walois. Estarão participando da exposição, como convidados, os pintores Denir, José Carlos Andrade, Leonel Martins e Milton da Cás, alguns dos quais também foram aprendizes de Jorge Vieira. A curadora da exposição é a ex-diretora do Museu de Arte Moderna de Resende, Vanda Perantoni Schmid, expert em artes plásticas. O curso de pintura de Jorge Vieira é realizado em Resende desde 2013 com o apoio da AEDB, que sede o espaço para as aulas. * E por falar em Jorge Vieira, ele faturou a Medalha de Prata no 47° Salão de Belas Artes – 2016, do Clube Naval RJ. Esse Jorge Vieira é um craque mesmo. * E pra Outubro, o Birinha está preparando mais um baile da antiga. Aguardem. * Galera botafolgada, depois de irmos à Salvador e conquistarmos três pontos em cima do Vitória, temos amanhã (sábado) outro desafio fora. Agora é contra o ‘lanterna’ do campeonato o América Mineiro. É um jogo perigoso porque o América tem um time razoável e na luta para fugir do rebaixamento vai dar tudo diante de sua torcida. Vamos respeitar, mas vamos ganhar do ameriquinha mineiro. Não tem outro jeito. Avante esquadrão alvinegro, dá-lhe Pimpão, Neilton e Vinícius. (Acho que Sassá ainda não joga). * Meu amigo, entre os candidatos a prefeito de Resende, temos: um médico, uma jornalista, um professor e um político profissional. Com toda essa descrença na classe política, pense bem o que você fazer. Fazendo a mesma coisa não se chega a resultado diferente.

ANIVERSÁRIOS
Dia 16, passado, mudaram de idade a nossa amiga Patrícia e a Diva Rezende. Dia 17, a Marisa Almeida, o meu amigo Alex Spada, o Rafael Procaci, o Clébio Almeida, a Rosilaine Silva e o Augusto Costa inauguraram idade nova. No dia 19, a Patrícia Tavares e o Denílson de Paula comemoraram mais um ano de vida. No dia 20 receberam os ‘parabéns’, a Dra. Maria Eliza Bouza, o Rui Camejo e a Pâmela Nogueira. Dia 21, que beleza, ficaram mais experientes, a Lourdes Barbosa, a Carmem Aguiar, o Guilherme Salgado, a Claudia Rodrigues e o Valmir Maia. E no dia 22, aniversariaram: o meu amigo Paulo Cesar Silva ‘Cezinha, o Marcos Alexandre, o Marquinhos, vascaíno como o Cezinha, o Dr. Djalma Carneiro e o meu amigo Zé Roberto Muçum, botafoguense feliz. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

One thought on “Os melindres que Lula despertou

  1. Faltou somente afirmar que Moro foi treinado pela CIA, que é peemedebista de carteirinha e que será candidato a presidência em 2018!
    Esqueceu tbm de dizer que não existe provas contra Lula, pois nenhum documento assinado em cartório onde Lula assume que é corrupto foi encontrado!
    Domingo próximo o PT serà varrido das prefeituras Brasil afora: Alemanha 7 x 5 Brasil! #EuAcredito!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.