Assinatura de contrato de casas populares em período eleitoral

casasdentroA Prefeitura de Resende realizou nesta quarta-feira, dia 21, a assinatura dos contratos de financiamento do Programa Minha Casa, Minha Vida entre a Caixa Econômica Federal e as 616 famílias beneficiadas no Clube CCRR, no Centro de Resende. As assinaturas dos contratos para compra das casas no bairro Parque Minas Gerais chamaram atenção porque o governo e a Caixa organizaram o ato durante o período eleitoral, e também devido à presença de funcionários da Caixa Econômica Federal em meio a uma greve dos bancários.

Antes do  início do evento, o prefeito de Resende José Rechuan Junior (PP) estava próximo  ao local. Enquanto esperavam por mais de uma hora para entrar no clube onde seriam realizadas as assinaturas, algumas famílias reclamavam da falta de informações oficiais da prefeitura.

— Marcaram para 8h e estamos esperando aqui sem poder entrar. Muita gente não sabia que era para vir, falaram que não  estavam avisadas. Também  falaram que temos que  levar  documentos na prefeitura para ligarem luz e água porque tem prazo, mas não estão avisando. Um pessoal que vai morar fez um grupo no whatsapp e por ali é que ficamos sabendo – disse uma das beneficiárias, que se identificou  apenas como Patrícia.

Outros afirmavam que em uma reunião no dia 8,  também período eleitoral, os beneficiados com as casas haviam  sido avisados sobre a assinatura do contrato nesta quarta-feira e a entrega das chaves, que estava prevista para o dia  23 de setembro, praticamente uma semana antes das eleições.

— Fomos avisadas de hoje na reunião do dia 8, no  CCRR. Falaram que 21 era assinatura do contrato e 23 entrega das chaves. O grupo do whatsapp foi um cara que criou para ajudar, mas a prefeitura está dando  instrução sim. E falaram que quem não soubesse de nada podia ir na Secretaria Municipal de Habitação tirar dúvidas, mas nem todo mundo corre atrás – comentou uma futura moradora do empreendimento Gardênia, que não quis se  identificar.

Algumas informações estavam sendo prestadas por uma candidata a vereadora  pelo Solidariedade, mesmo partido presidido pelo atual secretário Municipal de Habitação, Nelson Leite da Silva  Junior.

— Sou a síndica do Gardênia e todos estão sendo avisados por telefone.  Muitos deixam o  telefone errado e não atendem, mas foram avisados no dia 8 também – declarou a candidata.

O gerente regional de Construção Civil da Caixa Econômica Federal, Marcelo Albuquerque, explicou que  se tratava  de um evento técnico e operacional, mas que uma cerimônia estaria prevista  para  a entrega,  ainda não marcada.

— Hoje é só assinatura de contrato,  um  evento totalmente técnico, operacional.  Cerimônia é no dia de entrega  das  chaves,  que será no próprio empreendimento e não está marcada. Foi desmarcado por causa do Habite-se, tem Habite-se, mas não registrou a matrícula. O dia de hoje  estava planejado antes da greve, então trouxemos pessoas de áreas não  ligadas ao projeto que não estavam de greve e teve gente  que interrompeu a greve hoje devido à importância social do projeto – tenta explicar  o gerente da Caixa.

Ele  também avaliou  que o evento não  fere a lei eleitoral por não ter  “político falando”.

— A gente não entende que fere. Não é um  evento da prefeitura,  é técnico, não tem  político falando, não  tem viés eleitoral. É um programa do Governo Federal em que as pessoas se inscrevem e nós colocamos três critérios, o município outros três e eles  fazem a seleção. Nós só conferimos se os dados fornecidos pelas pessoas estão corretos. Nós só queremos  entregar o mais rápido possível assim  que fica pronto, então não iríamos esperar passar esse  período eleitoral – acrescentou Marcelo Albuquerque.

Apesar de indicar preocupação em entregar o mais rápido possível, as 404 unidades do Gardênia e 212 unidades do Tulipa já estão bastante atrasadas. Iniciadas em  2012, as obras deveriam terem sido  entregues em 2013, mas a empresa contratada pela  prefeitura abandonou a construção. O BEIRA-RIO já  havia abordado o problema do atraso em 2014, quando a  prefeitura afirmou que já estava contratando uma nova empresa e se  comprometeu a entregar  as casas em 2015, o que também não aconteceu.

Em nota, a assessoria de comunicação da prefeitura confirmou que Rechuan esteve no local, mas sem seu candidato a prefeito,  e  que as chaves serão entregues no próximo dia 23. Entretanto, justificou que as datas foram marcadas pela Caixa Econômica  Federal.

“A data para assinatura dos contratos foi agendada pela Caixa Econômica Federal; A entrega das chaves está prevista para acontecer nesta sexta-feira, dia 23; O prefeito José Rechuan participou do evento como representante oficial da cidade.  O candidato a prefeito Mário Rodrigues não participou do evento; Nelson Leite participou da assinatura dos contratos como titular da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária; Em relação à participação da senhora Ana Cláudia da Silva Albuquerque, tal questionamento deve ser feito ao partido da mesma; As informações restantes devem ser solicitadas à Caixa Econômica Federal”, diz a nota

As assessorias de comunicação da  Caixa Econômica Federal Nacional  e do Ministério Público Eleitoral foram consultadas sobre a ação a menos de duas semanas das eleições municipais, mas não haviam respondido até o fechamento desta matéria.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.