Prefeitura de Resende continua publicando notícias em seu site

Sites da Câmara de Resende e das Prefeituras de Itatiaia, Porto Real e Quatis de acordo com a Legislação Eleitoral
Sites da Câmara de Resende e das Prefeituras de Itatiaia, Porto Real e Quatis de acordo com a Legislação Eleitoral

A atual legislação que rege as eleições existe desde 1997, mas nem sempre ela foi seguida corretamente. No entanto, devido ao grande número de irregularidades constatadas nas eleições dos últimos anos, no pleito de 2016 a fiscalização parece  mais intensa. Por isso, as prefeituras têm se comprometido a  respeitar as regras de forma mais intensa, por exemplo evitando publicar matérias que possam parecer propaganda  institucional em  sua página na internet. A prefeitura de  Resende, no entanto, segue na contramão  deste movimento.

O artigo 73 da lei eleitoral 9.504/97 proíbe que  os agentes  públicos autorizem publicidade de seus “atos, programas, obras, s erviços e campanhas (…)  salvo  em caso de grave e urgente necessidade pública, assim reconhecida pela Justiça Eleitoral” nos  três meses que antecedem as eleições. As prefeituras de  toda a região das Agulhas Negras então deixaram de abastecer suas páginas na internet com tais notícias e publicaram nos sites um informe explicando a situação. As notícias anteriores ao período também foram retiradas, para evitar que seja configurada propaganda eleitoral.

Já a Prefeitura  de Resende publica notícias sobre os eventos esportivos realizados na cidade, como campeonatos de futebol, tênis, judô, corrida e sobre a passagem  da tocha olímpica pela cidade. Ela  também manteve em  sua página notícias antigas que também  podem parecer promessas de campanha, como a que anuncia a implantação de  um parque tecnológico no município.

Questionada sobre a postura, a Prefeitura de Resende negou que as notícias do  site sejam institucionais, avaliando que as mantidas são exclusivamente as consideradas de  interesse público. Além disso, declarou que retirou  do  ar as  marcas de identificação do Governo Rechuan e a página em uma  rede social.

Confira a nota na íntegra:

“A Prefeitura de Resende informa que, em respeito à Lei Eleitoral, não tem continuado com a publicação de notícias institucionais, como diz o site do BEIRA-RIO. Tanto que não mantém mais no ar sua página no Facebook, bem como as páginas dos demais órgãos que  compõem a administração pública municipal. Em respeito à Lei, a Prefeitura tem se restringindo  a  publicar, exclusivamente em seu site, informações de interesse público, como é o caso da campanha de multivacinação. Além disso, em respeito à Lei, retirou do ar, dos veículos e próprios municipais, as marcas de identificação do governo”,  informou.

O descumprimento da legislação eleitoral pode gerar multa de cinco a 100 mil UFIR  ou  cassação do diploma.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.