Massa Crítica VR lança campanha educativa

busdoor2“Lugar de ciclista é na pista: compartilha a via”. Esse é o novo tema da campanha educativa da Massa Crítica VR, movimento que defende os direitos dos ciclistas de Volta Redonda. A ideia da campanha, que começa nesta semana, é esclarecer à população sobre a legislação e os cuidados dos motoristas para evitar acidente envolvendo ciclistas. Para isso, o coletivo distribuirá folhetos explicativos, instalará busdoor e promoverá palestras em escolas e associações de moradores.

– Essa campanha é muito importante para lembrar aos motoristas sobre a necessidade de se conviver em harmonia com as bicicletas e os pedestres. Toda a população precisa de mobilizar para que haja um bom convívio no trânsito. Estamos vivendo em uma realidade em que a bicicleta estará cada dia mais presente no nosso dia a dia – afirmou a arquiteta Aida Cardoso (à direita, na foto), fundadora do Massa Crítica, que continuou: “A tônica é lembrar a necessidade de manter a distância de 1,5 metro de entre o carro e a bicicleta. Só o respeito desta legislação evitaria dezenas de acidentes em Volta Redonda”.

A ideia da campanha é também evitar morte de ciclistas no trânsito em Volta Redonda. Neste ano, a cidade registrou uma morte: Francisco Ferreira, que foi atropelado na entrada do bairro Caieiras. Ele chegou a ficar internado no Hospital São João Batista, mas não resistiu aos ferimentos. A morte ocorreu no dia 1º de abril.

DESTAQUE EM FÓRUM INTERNACIONAL
Representantes do Massa Crítica VR participaram no mês passado do Fórum Internacional da Bicicleta (World BicycleForum), realizado na cidade de Santiago, no Chile. Na ocasião, a Massa Crítica VR apresentou o projeto da malha cicloviária de Volta Redonda, que mostra a necessidade de 110 quilômetros de ciclovias.

Além disso, o movimento de ciclista apresentou um estudo que mostra que toda a frota de veículos da cidade – andando 10 quilômetros por dia – consome por ano 260 mil árvores (o que equivale a 1,7 mata cicuta).

– Os dados nos assustam. Se tivermos uma campanha mais ativa para o uso de modais não poluentes como transporte, o nosso meio ambiente agradeceria. E muito – finaliza Aida Cardoso, que palestrou no Fórum Internacional.

Foto: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.