Gol da Alemanha…Gol da Alemanha…

Temer1
O passado do Temer é diferente do passado da Dilma, olha só

Gol da Alemanha…Gol da Alemanha…
Nave interestalar Brasil 2016. Hoje é 20 de maio, 19º dia da nova idade das trevas iniciada com a ruptura democrática e instalação de um governo golpista, títere dos interesses do poder econômico transnacional, antipopular e antinacionalista. As primeiras iniciativas do governo ilegítimo que feriu de morte nossa democracia representativa, com certeza já decepcionaram amplamente muitos dos que acreditavam estar nas ruas lutando contra a corrupção. O golpista que ocupa a cadeira da Presidência da República (que sequer teve votos para se eleger deputado federal) é ficha suja e inelegível e hoje teria 1% dos votos para Presidente, segundo o Ibope. Seu Ministério, todo ele, é composto por políticos envolvidos em um ou mais escândalos de corrupção com nomes citados na Operação Lava Jato e outras ações de órgãos de investigação federal. As manifestações dentro e fora do país denunciando o golpe se multiplicam. Falam da gang de bandidos que tenta tirar Dilma Roussef da Presidência, como citou o conceituado linguista norte-americano Noam Chomsky. Mas eles não estão nem aí. Claro, tem uma missão. O grande capital cobra a conta e eles foram colocados lá para isso. Arrochar a sociedade para pagar aos nossos donos. Em Resende, alguns daqueles que estimularam e lideraram as manifestações do pessoal que vestiu a camisa amarela da Seleção (CBF), serão candidatos a vereador ou cabos eleitorais que estarão na linha de frente das campanhas de candidatos a prefeito. Alguns daqueles manifestantes jamais darão o braço a torcer e nunca vão assumir que foram feito de bobos. Outros ainda continuarão a se comportar como avestruzes. E há claro, quem concorde que o país deva mesmo ficar de quatro e ser escravo do capital internacional. Parece que ainda ouço o narrador a repetir aquela agonia que parecia vaticinar, numa metáfora assustadora, o nosso futuro próximo: Gol da Alemanha… Gol da Alemanha…

Abração Odylo!, ficamos por aqui, com a saudade
Essa semana perdemos uma grande figura de nossa cidade, o Odylo Franco. Nosso amigo foi sepultado no Cemitério Senhor dos Passos, na quarta-feira, dia 18. Odylo, que nos últimos tempos vinha curtindo sua nova casa junto à ferrovia (o novo endereço do Ponto 107) parecia encantado com esse universo diferente que se descortinara. Tinha planos para oferecer mais uma opção de local de encontro para bate-papos e camaradagem a seu imenso círculo de amigos e admiradores. Além é claro, que continuar oferecendo uma das mais bem cuidadas comidas de nosso dia a dia. Ele vinha sofrendo problemas de saúde. Agora descansa. Vai ficar a saudade de tudo, das conversas, mesmo breves, mas sinceras e abertas e, até de ouvir ao telefone sua voz grave e resoluta me convidando para o seu Nhoque da Fortuna. O melhor nhoque que já comi. Pena. Abração Odylo. Vá em paz amigo! E um forte abraço Maria Carmem.

TRIPA

* DICA DE LIVRO: “Nos bolsos do 1% mais rico da população brasileira, está o resultado do trabalho dos 99% restantes. E assim é há muito tempo, diante do olhar passivo de toda a população. Se a maioria subjugada quase nunca levanta a voz contra esse estado de coisas, é porque a violência física que antes permitia uma desigualdade tão grande e uma concentração de renda tão grotesca, foi substituída no Brasil, por uma “violência simbólica”, que se disfarça de convencimento pelo melhor argumento. Ao dominarem toda a estrutura de poder, da informação e da inteligência, os privilegiados monopolizam os recursos que deveriam ser de todos, e abrem caminho para a exploração do trabalho da imensa maioria sob a forma de taxa de lucro, juros, renda da terra ou aluguel”. Não seria a hora de desligar um pouco a Globo, e abrir um livro que reflita sobre algo estranho como o sequestro da inteligência brasileira? Pois então, amigo, muitos de nós estamos sendo vítimas de uma mudança na forma de dominação e nossa própria consciência e senso crítico podem estar sendo adestrados para nos convencermos que estamos certos em ceder sempre em favor dos dominadores. A reflexão que iniciou esta nota abre a ‘orelha’ do livro ‘A Tolice da Inteligência Brasileira, do sociólogo Jessé Souza. É uma boa sugestão de leitura. Ao menos para fazer contraponto a Pondés, FHCs e outros ‘pensadores’ do nosso desastre sócio político * Mudando de assunto, a resistência ao golpe contra a Democracia e suas consequências continua em todo o país. Hoje, dia 20, haverá uma passeata saindo de frente da TV Brasil, Avenida Gomes Freire, 474, na Lapa, até o Teatro Capanema, já ocupado pelo pessoal da Cultura, em resposta ao fechamento do Ministério da Cultura. A concentração está marcada para as 17 horas e o movimento agora é contra a arbitrariedade cometida contra a empresa Brasil de Comunicação com a destituição de seu presidente que tinha mandato para quatro anos. Participam radialistas, jornalistas, artistas, músicos, produtores, realizadores, coletivos, profissionais da cultura, e a quem mais tiver interessado. E na Candelária Caetano Veloso e Erasmo Carlos cantam pela Cultura e contra o Golpe. Beleza!!

ANIVERSÁRIOS

Dia 12 mudaram de idade a Lucinha Costa (passista do Crustáceos da Manguaça) e a Neide Irineu. No dia 13, dia de Preto Velho, receberam os ‘parabéns’ o amigo André Whately, a Ana Carolina Silva e o Luis Fernandes de Oliveira. Dia 14 o meu amigo e poeta dos bons Luiz Coelho Medina contou mais um ano de vida. No dia 15 ficaram mais experientes a Soraya Cavalcanti, a Valéria Baracho, o Diego Gavazzi e o Ricardo Sabiá Vilaça. Dia 16 foi a vez da Carol Lemos, da Daniele Mendonça e da Januaceli Gandolfo inaugurarem idade nova. Dia 17 aniversariaram o Tiago Diniz, a amiga Fátima Porto, a Elizabeth Caldeira e a Marie Louise Goransson. E nesse dia 18 soprou velinhas o quase portuga, Ercilho Galhardo. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

One thought on “Gol da Alemanha…Gol da Alemanha…

  1. Perder Odylo foi realmente um enorme pesar nessa semana que passou. Odylo deixou história e das boas. Seu ponto 107, inesquecível. Suas cestas de café da manhã, encantadoras. Gostava dele e da sua franqueza. Que Maria Carmem possa se fortalecer na fé para enfrentar essa enorme lacuna que a vida lhe reservou. Meus sentimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.