Tchau, Querida! – Carta a uma amiga triste

Dilma1
Dilma e o diploma de Presidente outorgado pelo povo. Agora rasgado por uma gang de bandidos. Dilma Fica! Nos corações do povo simples,trabalhador, guerreiro, solidário

Tchau, Querida! – Carta a uma amiga triste

Encontrei dia desses no supermercado uma amiga com quem há tempos não conversava. Estava triste com os últimos acontecimentos políticos no país. Conversamos sobre o surrealismo da situação. A perplexidade que não é privilégio nosso. O mundo político e a imprensa internacional estão de boca aberta, com o golpe e a ruptura institucional ocorrida sem motivo palpável. Um país que se transformara em esperança para o mundo emergente, que saiu do mapa da fome há pouco (informação da ONU). Um país que em meio à crise mundial iniciada em 2008 conseguiu manter um equilíbrio razoável  tirando milhões de pessoas da miséria absoluta. Um país que se tornou exemplo em políticas públicas de distribuição de renda e combate à fome, copiado por dezenas de outros países, com aval do Banco Mundial etc. De repente, esse país, dá um giro de 180 graus e volta às suas mais arcaicas origens coronelistas, machistas e elitistas. Sua elite política (com aliados no judiciário e apoio do oligopólio de Mídia) tira do poder, uma presidente reconhecidamente honesta e contra a qual pairam, no máximo, ações amplamente cabíveis na nossa cultura político-administrativa, tanto que pululam casos semelhantes em governos estaduais e municipais país afora. Prática inclusive de alguns de seus verdugos no Senado, como Cunha Lima e Anastasia quando gestores em seus estados. É isso, minha amiga. É a luta de classes. Mas logo a perplexidade dará lugar ao recomeço. Os caminhos deverão ser melhorados. Há elementos novos no pedaço e isso traz algum otimismo de que ainda deixaremos de ser uma republiqueta de bananas e retomaremos o caminho da liderança. Confesso que também estou triste, principalmente quando penso na classe trabalhadora e nos menos assistidos que voltarão a sentir as consequências do desprezo e da indiferença da classe dominante. Serão as primeiras vítimas. Mas isso vai passar. Amanhã vai ser outro dia. Por hora, vale um até breve. Tchau Querida…Democracia! Tão jovem, tão importante, tão frágil.

Oscar Estudantil é Barra do Piraí no Mundo
De 15 a 21 deste mês será realizado em Barra do Piraí, o 7º Festival
Internacional Estudantil de Cinema (Festcine), o já conhecido Oscar
Estudantil Brasileiro. A mostra reúne cerca de 500 alunos de 20 escolas do município na competição local, dez escolas do Brasil, selecionadas para a competição nacional, além de três instituições, do Irã, Argentina e Rússia que se apresentam na mostra internacional. Como Resende aparece com seu Festival de Teatro, Volta Redonda com o Festival de Música, Barra Mansa com a música clássica da sua Orquestra Sinfônica, Barra do Piraí desponta  com o cinema. O Festcine é resultado do Projeto Luz, Câmera, Educação do Polo Audiovisual de Barra do Piraí em parceria com a produtora Mauá Filmes, do resendense Robson Monteiro. O projeto que, existe desde 2009, ensina todas as etapas de produção cinematográfica a alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Ao final do curso cada escola produz seu próprio curta-metragem, com equipamento de alta resolução, que será exibido durante o Festcine. As exibições serão na Praça Nilo Peçanha sempre às 19 horas e moradores e comerciantes tem direito a voto, além do júri técnico, com profissionais da área de cinema e educação. Este ano três jovens italianos virão especialmente para o Juri do Festcine. (Confira programação na Tripa).

TRIPA

* Programação do Festcine: 15/05 Cerimônia de Abertura com exibição do curta-metragem “Atotô”, Filmes, direção Bruno Laet. Longa-metragem “Quase Memória”, direção Ruy Guerra (ambos filmados no Polo Audiovisual de Barra do Piraí); 16/05 Mostra Internacional com “O Som da Estrada” (Oficina Barzan Rostami – Irã). Mostra Competitiva Nacional: “Aí, Cadê Meu Cartão?” (Rio de Janeiro), “Cabeça Forte” (Rio de Janeiro). Mostra Competitiva Local: “Bem que eu avisei”, “A lição de brincar”, “O homem que virou filme”, “Nos bastidores do amor”; 17/05 Mostra Internacional: “Qual é o seu talento” (Oficina Barzan Rostami –Irã). Mostra Competitiva Nacional: “Dizem por aí”, (Rio de Janeiro), “Partiu Festa” (Rio de Janeiro). Mostra Competitiva Local: “O depois é agora”, “Escravos de Jó”, “Surpresa relâmpago”, “Solange”. 18/05, Mostra Internacional: “Meu Eu” (Oficina Barzan Rostami – Irã). Mostra Competitiva Nacional: “Redes Sociais” (Cabo Frio), “O Maior Idiota do Mundo” (Sapiranga/RS). Mostra Competitiva Local”, “Do jeito que eu sempre vi”, “Luz no túnel”, “O aluno do ano”, “A decisão é sua”. 19/05 Mostra Internacional: “Alê matou um homem” (Fundación Universidad del Cine – Argentina). Mostra Competitiva Nacional: “A Mochila Mágica” (Alvorada/RS), “Quando 16” (Alvorada/RS). Mostra Competitiva Local: “Iguais”, “Eu vi seu nome escrito”, “Guerreiros”, “Doce ilusão”. 20/05 Mostra Internacional: “Lembranças de Verão” (Oficina S. A. Solovyov V. D. Rubinchik – Rússia). Mostra Competitiva Nacional: “R(e)spost(a)s” (Alvorada/RS), “Alguém com quem conversar”(Guaíba/RS). Mostra Competitiva Local: “Bestêro”, “Nem tudo são flores”, “Caxinguelê”, “Amor e fúria”. 21/05 às 19h: Cerimônia de Encerramento e Premiação.

ANIVERSÁRIOS
Dia 7, mudaram de idade: o meu amigo Rafael Sekine, a Cassia Sampaio,o Márcio Mariante, o secretário de turismo, Antonio Leão e a minha neta de coração Isabela Coupe. No dia 8, o amigo Edison Louroza e a Sonia Prestes inauguraram idade nova. No dia 9, a amiga Letícia Albino, o Edgard Queiroz e o Márcio Costa, receberam os ‘parabéns’. Dia 10 comemoraram mais um ano de vida a Ana Carla Amorim, o Valdemir Soares e a Theodora (Dora) Cerqueira. E dia 11, aniversariou mais um trio de gente amiga: Márcia Caldeira, Rosana de Oliveira e Rodelson Souza. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.