Pontos que se tornam bichos

tatianaA artista plástica Tatiana Clauzet inaugurou, na noite desta quarta-feira, dia 11, no Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende, a exposição “Entre pontos e nuvens”, que faz uma viagem a seus 17 anos de carreira relembrando suas principais obras. O nome da exposição foi escolhido por representar as duas principais fases da obra da artista, seu início, através do pontilhismo, e a segunda fase, que ficou marcada por desenhos de nuvens.

– Meu trabalho começou com os pontos e depois vieram as nuvens. Os pontos foram a forma como comecei a fazer os desenhos, porque eu não sabia outra forma de fazer. Não aprendi em uma escola, sou autodidata. Conheci o Christian, ele também pintava, comecei também e não parei – lembrou a artista, referindo-se ao marido, o cineasta australiano Christian Spencer.

O convite para a exposição foi feito pela diretora do MAM, Melissa Barreti, e Tatiana Clauzet foi em busca de suas obras. Algumas foram cedidas por colecionadores e com isso a exposição tem desde sua segunda obra até trabalhos mais recentes, de 2015. A natureza sempre esteve presente nos quadros e sem explicação aparente, apenas através da inspiração, as nuvens foram se sobreponto aos pontos e deixando o traço mais firme. A obra que retrata a transição é “Convite ao outro mundo”. Os animais vieram mais tarde.

– Comecei nas telas e fiz uma residência artística na República Tcheca para desenvolver o papel. Descobri o branco e comecei a conhecer as formas geométricas e os bichos foram aparecendo como uma forma de me comunicar. Ao longo do tempo foi se refinando. Nunca trabalho por encomenda, só faço o que me dá na alma. Honro a arte desde o começo, só faço por inspiração. Mas acho que os animais vão ficar para sempre no meu trabalho, porque mos os bichos e considero este trabalho uma forma de divulgar a Mata Atlântica – avaliou.

A exposição tem entrada gratuita e fica até o dia 24 de junho no Mam. As visitas são liberadas de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Mais informações pelo (24) 3360-1470 ou (24) 3360-6155.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.