Resende recebe 3º Encontro Internacional das Montadoras

montadora-de-carro1Como enfrentar a crise no setor automotivo, criando estratégicas conjuntas, sem que os trabalhadores sejam prejudicados. Essa será a tônica do 3º Encontro Internacional de Montadoras que começou nesta quarta, dia 11, no Hotel River Park, em Resende, no Sul do Estado do Rio de Janeiro. Os debates seguirão na quinta-feira, dia 12. O evento é uma iniciativa do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, junto com o UAW (United Automobile Workers – sindicato que representam os metalúrgicos nos Estados Unidos), a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e Força Sindical.

– Não adianta ficarmos só debatendo internamente. Queremos debater mundialmente às saídas para a crise no setor automotivo e as soluções para manutenção dos empregos e renda dos trabalhadores – disse Silvio Campos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense. Campos adotou a política de manter o nível de empregabilidade nas negociações para o acordo coletivo. “Nossa prioridade é manter os empregos nas fábricas da nossa região”.

Para encontro, são aguardadas delegações de todas as cidades que possuem plantas automotivas no Brasil como Catalão e Anápolis, em Goiás/GO; São Paulo; São Caetano do Sul/SP; Curitiba/PR e Gravataí/RS, além da comitiva internacional dos Estados Unidos e de países da América Latina.

– Será uma troca de experiência entre os sindicalistas. Poderemos ver os problemas que estão afetando esses companheiros e contribuir na luta para encontrar saídas que garantam a retomada da produção – disse Silvio Campos.

CINCO MONTADORAS E OITO MIL EMPREGOS NO SUL FLUMINENSE
A região Sul Fluminense está consolidada como o polo automotivo do estado do Rio de Janeiro. Nas cidades de Resende e Itatiaia, há cinco grandes montadoras: MAN Latin America (Volkswagen Caminhões); PSA Peugeot Citroën; Nissan; Land Rover e Hyundai, empregando em torno de oito mil trabalhadores.

– Mesmo com a crise econômica, que vem atingindo o país, conseguimos manter o nível de empregabilidade nas fábricas, evitando as demissões em massa. Na MAN, por exemplo, tem a garantia desse nível até abril de 2017 – afirmou Silvio Campos.

Serviço:
3º Encontro Internacional de Montadoras
Dia 11 e 12 de maio de 2016 (quarta e quinta-feira), a partir das 8h, no Hotel River Park (Av. Nova Resende, 262, Campos Elíseos, Resende)

Foto: Reprodução da internet

Fonte: Assessoria de Comunicação

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.