Nesta sexta-feira, dia 13, a Prefeitura de Resende retoma a Campanha de Vacinação contra Gripe para crianças de seis meses até cinco anos de idade incompletos, pessoas a partir de 60 anos de idade e gestantes. Nesta etapa, foram disponibilizadas pela Secretaria de Estado de Saúde 4 mil doses para Resende.
De acordo com a estratégia de imunização, as vacinas estarão disponíveis nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) apenas para moradores dos bairros atendidos pelo posto. Já a população não atendida pelo PSF deve procurar a Policlínica do Manejo, a Unidade Mista da Cidade Alegria e o Posto Resende para se cadastrar até sexta-feira. No dia da vacinação, será exigido também o cartão SUS e comprovante de residência.
Por isso, quem ainda não tem o cartão SUS deve procurar as unidades de saúde para providenciá-lo. É necessário apresentar comprovante de residência, identidade ou certidão de nascimento e CPF. O documento fica pronto na hora.
– Mudamos a estratégia para evitar que pessoas de outros municípios venham vacinar em Resende. Além disso, percebemos que a cobertura da população de risco da área de PSF foi baixa e agora vamos intensificar a ação nesses bairros – explicou o secretário de Saúde, Daniel Brito.
O restante do público-alvo da campanha, mulheres em pós-parto (até 45 dias), profissionais da saúde e portadores de doenças crônicas serão imunizados a partir da próxima semana. A campanha segue até o dia 20 de maio, e a expectativa é vacinar 30.258 pessoas.
Já foram enviadas ao município 17.500 doses da vacina. Até o momento, cerca de 50% do público-alvo já foram vacinados na campanha, que teve início em Resende no dia 19 de abril. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 80% do grupo alvo, considerada de risco para complicações por gripe.
ITATIAIA REALIZA VACINAÇÃO NESTA TERÇA
Nesta terça-feira, dia 10, todos os postos de saúde de Itatiaia estão vacinando contra a gripe H1N1. Segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo é atingir a meta de 100% do público-alvo imunizado. Para receber a dose, o morador deve procurar a unidade de saúde referente ao seu bairro, até às 17 horas e apresentar o cartão de vacinação e o cartão SUS.
Foto: Jorge Trindade/PMR
Fonte: Assessoria de Comunicação (PMR) e Assessoria Especial de Comunicação (PMI)